- Publicidade -

Italiano: I Parenti (Parentes)

Em italiano, como em português, os artigos definidos variam conforme o gênero do substantivo. Por exemplo: il cellulare (celular) é masculino e la riunione (reunião) é feminino. Às vezes o lo é empregado com palavras masculinas. La e lo mudam para l’ antes de vogal.

Ao lado de cada palavra ou frase em italiano há uma transcrição da pronúncia, com a sílaba tônica sublinhada. Lembre-se de que a transcriação é aproximada. Consulte o Guia de Pronúncia e O alfabeto Italiano e sua pronúncia para mais detalhes.

Frases úteis

Ho quattro figli
(ó quatro filhi)
Tenho quatro filhos

Abbiamo due figlie
(abiamo due filhe)
Temos duas filhas

Ho una sorella
(ó una sola)
Tenho uma irmã

Ho due fratelli
(ó due frali)
Tenho dois irmãos

Sono sposato / sposata
(sono spozato / spozata)
Sou casado / casada

I Parenti (Parentes)

La sorella (la soréla)
Irmã

Il nonno (il no)
Avô

Il padre (il padre)
Pai

Il fratello (il fralo)
irmão

La nonna (la na)
Avó

La figlia (la filha)
Filha

La madre (la madre)
Mãe

Il figlio (il filho)
Filho

Il marito (il marit0)
Marido / Esposo

La moglie (la lhe)
Mulher / Esposa

Lo zio (lo tzio)
Tio

La zia (la tzia)
Tia

Il cugino / la cugina (il cudjino / la cudjina)
Primo / Prima

I suoceri (i suótcheri)
Sogros

Em italiano, a palavra nipote designa quatro pessoas diferentes: sobrinho, sobrinha, neto e neta. Para sobrinho e neto usa-se o artigo masculino Il nipote, para sobrinha e neta usa-se o artigo feminino La nipote.

Os artigos definidos “um” ou “uma” acompanham o gênero da palavra un fratello (um irmão); una sorella (uma irmã). Un muda para uno na frente de “z” ou “s” mais consoante: uno zio (um tio), uno sport (um esporte).

Una vira un’ antes de vogal: un’amica (uma amiga). Para formar o plural, o “a” final muda, quase sempre, para “e”: figlia / figlie (filha / filhas). O “o” e o “e” final costumam mudar para “i”: fratello / fratelli (irmãos / irmãos). No plural os artigos “o” e “a” mudam para: le (feminino) e i ou gli (masculino).

- Publicidade -

Artigos recomendados