Em italiano, como em português, os artigos definidos variam conforme o gênero do substantivo. Por exemplo: il cellulare (celular) é masculino e la riunione (reunião) é feminino. Às vezes o lo é empregado com palavras masculinas. La e lo mudam para l’ antes de vogal.
Ao lado de cada palavra ou frase em italiano há uma transcrição da pronúncia, com a sílaba tônica sublinhada. Lembre-se de que a transcriação é aproximada. Consulte o Guia de Pronúncia e O alfabeto Italiano e sua pronúncia para mais detalhes.
Frases úteis
Ho quattro figli
(ó quatro filhi)
Tenho quatro filhos
Abbiamo due figlie
(abiamo due filhe)
Temos duas filhas
Ho una sorella
(ó una soréla)
Tenho uma irmã
Ho due fratelli
(ó due fratéli)
Tenho dois irmãos
Sono sposato / sposata
(sono spozato / spozata)
Sou casado / casada
I Parenti (Parentes)
La sorella (la soréla)
Irmã
Il nonno (il nóno)
Avô
Il padre (il padre)
Pai
Il fratello (il fratélo)
irmão
La nonna (la nóna)
Avó
La figlia (la filha)
Filha
La madre (la madre)
Mãe
Il figlio (il filho)
Filho
Il marito (il marit0)
Marido / Esposo
La moglie (la môlhe)
Mulher / Esposa
Lo zio (lo tzio)
Tio
La zia (la tzia)
Tia
Il cugino / la cugina (il cudjino / la cudjina)
Primo / Prima
I suoceri (i suótcheri)
Sogros
Em italiano, a palavra nipote designa quatro pessoas diferentes: sobrinho, sobrinha, neto e neta. Para sobrinho e neto usa-se o artigo masculino Il nipote, para sobrinha e neta usa-se o artigo feminino La nipote.
Os artigos definidos “um” ou “uma” acompanham o gênero da palavra un fratello (um irmão); una sorella (uma irmã). Un muda para uno na frente de “z” ou “s” mais consoante: uno zio (um tio), uno sport (um esporte).
Una vira un’ antes de vogal: un’amica (uma amiga). Para formar o plural, o “a” final muda, quase sempre, para “e”: figlia / figlie (filha / filhas). O “o” e o “e” final costumam mudar para “i”: fratello / fratelli (irmãos / irmãos). No plural os artigos “o” e “a” mudam para: le (feminino) e i ou gli (masculino).