- Publicidade -

Origem das palavras “Buxo” e “Bucho”

buxo

As palavras bucho e buxo existem na língua portuguesa e estão corretas. São palavras homófonas, ou seja, são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de formas diferentes. Apresentam significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. Ou seja, soam igual mas têm significados e origens muito diferentes

A palavra bucho, embora pareça estranho, deriva do latim musculum (mais tarde musclu).  A palavra bucho se refere principalmente ao estômago de alguns animais, mas pode significar também uma mulher muito feia e velha ou um arbusto nativo do Brasil, também conhecido como chapéu-de-frade e mandioquinha-do-campo. Designava, além de “músculo” mesmo, “barriga, órgãos digestivos”

A palavra buxo se refere a uma pequena árvore ou arbusto ornamental, frequentemente usado em topiaria. É sinônima de buxeira e buxeiro. A palavra buxo do latim buxus, do grego pyxos, uma árvore de madeira muito apreciada para trabalhos delicados.

Bucho e buxo são palavras homófonas porque a consoante x pode assumir o som de ch no início e no meio das palavras. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas:

bucho e buxo, cheque e xeque, sessão e cessão, senso e censo, concelho e conselho, cozer e coser e cinto e sinto são alguns exemplos.

- Publicidade -

Artigos recomendados