- Publicidade -

Origem do nome “Canadá”

Canadá
Hoje parece impossível imaginar o país com um nome diferente que Canadá. No entanto, várias outras sugestões e eventos interessantes levaram à nomeação de nossa nação em 1867.Existem várias teorias quanto à origem etimológica da palavra Canadá. O “Dictionary of Canadianisms on Historical Principles Online” considera que a etimologia da palavra Canadá não se encontra claramente estabelecida e apresenta uma extensa lista com várias teorias que foram apresentadas ao longo dos tempos.

Raízes indígenas

Uma provável origem do nome deste país está na palavra k’anata (aldeia, povoado, vila) da língua indígena iroquês. O povo iroquês, do qual faziam parte também os cherokees, habitavam grandes áreas do continente norte-americano. A palavra foi trazida para o vocabulário das línguas ocidentais pelo explorador Jacques Cartier em 1535 para referir-se à região nordeste da América do Norte.Em 1535, nativos americanos vivendo na região utilizaram a palavra para explicar ao explorador francês Jacques Cartier o caminho para a aldeia de Stadacona, local onde encontra-se atualmente a cidade de Quebec. Cartier utilizou a palavra não somente em referência a Stadacona, mas bem como à toda região sujeita ao domínio de Donnacona, então cacique de Stadacona. Por volta de 1547, mapas europeus passaram a nomear esta região, acrescida das áreas que a cercavam, pelo nome Canada.Outra possível origem do nome Canadá tem a ver com os exploradores espanhóis, que foram às terras canadenses procurar riquezas e, por não encontrarem nada, chamaram o lugar de “aca nada” – algo como “nada aqui”, em uma tradução livre.

Quebec

O nome “Quebec”, que vem da palavra algonquina para “passagem estreita” ou “estreito”, refere-se originalmente ao estreitamento do rio St. Lawrence em frente à atual cidade de Quebec. A província de Quebec foi renomeada diversas vezes em sua história, com os nomes de Canadá, Nova França, Canadá Inferior e Leste do Canadá.

Ontário

O nome Ontário vem da palavra iroquesa Kanadario que significa água “cintilante”. Em 1641, a palavra Ontário significava o território mais oriental na costa norte dos Grandes Lagos. Os colonos britânicos originalmente chamavam o território formado por Quebec, Ontário e parte dos Estados Unidos “Quebec”. Foi depois da promulgação do Ato Constitucional de 1791 que Ontário se tornou o Canadá Superior, um território localizado a montante do Rio Saint-Laurent, enquanto Quebec ocupava o território localizado a jusante do rio Saint-Laurent. Laurent, chamado Lower Canada. Em 1867, Ontário e Quebec se tornaram oficialmente duas províncias distintas.

Manitoba

O nome “Manitoba” provavelmente vem da palavra Cree “man-into-wah-paow”, que significa “a passagem do Grande Espírito”, e descreve o Lago Manitoba, que se estreita em seu centro. Em 1870, a província entrou na Confederação sob o Ato de Manitoba. Sir John A. Macdonald disse que o nome da província, sugerido pelo líder de Métis, Louis Riel, havia sido adotado por seu som agradável e suas ligações com os primeiros habitantes da região.

Saskatchewan

O nome da província vem do nome do rio Saskatchewan em Cree, que era “kisiskatchewanisipi”, que significa “rio que flui rápido”. O nome atual foi adotado em 1882, quando se tornou o nome de um dos distritos dos Territórios do Noroeste (que mais tarde se tornaria uma província em 1905).

Alberta

Alberta recebeu o nome em homenagem à quarta filha da rainha Victoria, a princesa Louise Caroline Alberta. Sua origem remonta à criação do Distrito de Alberta em 1882 como uma divisão dos Territórios do Noroeste. Em 1905, o nome permaneceu quando Alberta se tornou oficialmente uma província.

British Columbia

A parte sul do que é hoje a Colúmbia Britânica foi chamada Columbia por causa do rio que leva o mesmo nome. A região central foi batizada de Nova Caledônia pelo explorador Simon Fraser. Para evitar qualquer confusão com a Colômbia da América do Sul e Nova Caledônia do Pacífico, a Rainha Vitória renomeou a Colúmbia Britânica para todo o território quando se tornou uma colônia em 1858.

New Brunswick

Esta província era originalmente parte do território constituído pela Nova Escócia. Mais tarde, ele foi separado em uma província em 1784. “New Brunswick” foi então nomeado em homenagem ao então monarca britânico reinante, o rei George III, que também era duque de Brunswick, uma região da Alemanha.

Newfoundland & Labrador

O rei Henrique VII da Inglaterra chamou a terra descoberta por John Cabot em 1497 de “New Found Launde” (significando “terras recém-descobertas”). O nome Labrador originou-se provavelmente de um certo João Fernandes, denominado “El lavrador”, explorador que fazia parte da expedição de Corte Real em 1500. O território de Labrador inclui as ilhas do norte do território. A província tornou-se oficialmente “Terra Nova e Labrador” em dezembro de 2001, quando foi feita uma mudança na Constituição do Canadá.

Nova Scotia

Nova Scotia é um nome latino. A província foi nomeada por Sir William Alexander, a quem o Rei Jaime VI da Escócia deu em 1621. Antes de obter o seu nome oficial, as Primeiras Nações a conheciam como “Mi’kma’ki” chamado “Acadia” e os britânicos já haviam nomeado o território “Nova Escócia”.

Prince Edward Island

O primeiro nome documentado da província dado ao território pelo Mi’kmak foi “Abeqweit”, que significa “embalado pelas ondas”. Os primeiros colonizadores franceses, os acadianos, mais tarde chamaram de “Île Saint-Jean”. Quando foi cedido aos britânicos sob o Tratado de Paris em 1763, foi renomeado como St. John’s Island. Em 1799, os ingleses o chamaram oficialmente de “Ilha do Príncipe Eduardo” em homenagem ao príncipe Eduardo, Duque de Kent e Strathearn.

Nunavut

Em Inuktitut, Nunavut significa “nosso país”. Em 1999, Nunavut se tornou o terceiro território do Canadá quando foi oficialmente separado dos Territórios do Noroeste.

Northwest Territories

O nome sempre foi basicamente uma descrição geográfica do local, “Territórios do Noroeste”.

Yukon

O nome “Yukon” provavelmente vem de “yu-kun-ah”, que significa “rio grande”. Em 1846, canoando o rio Porcupine até a confluência do rio Yukon, John Bell, agente principal da Companhia da Baía de Hudson, reuniu-se com pessoas nativas que o chamavam de “youcon”. Em 1898, o Yukon se tornou um território separado. Em 2003, o “Território de Yukon” tornou-se “Yukon” com a aprovação da Lei de Yukon.

- Publicidade -

Fonte A origem do nome Canadá e de suas províncias
Artigos recomendados