Presépio
Presépio

Origem de “Presepada”

Palavra originada do latim Praesepium, “estrebaria, curral, lugar para a guarda de animais”, formada por Prae, “à frente”, mais Saepes, “fechado, cercado”. – Em português Presépio.

Pois então “Presepada” vem de “presépio” – O seu sentido se formou através da noção de “espetáculo público” de um presépio. – A palavra presépio existe no português desde o século XIV, com sentido unicamente religioso.

Na língua portuguesa, essa palavra ganhou novos significados, como: presepada (palhaçada) e presepeiro (fanfarrão). “Fulano fez mil e uma presepadas para impressionar as mulheres”.

A tradição do presépio foi iniciada por São Francisco de Assis, que mencionou a palavra presepista, sinônimo menos comum de presepeiro, palavra que se aplica tanto a quem monta presépios quanto aos “Farsante que entrava nos autos do Natal”.

“Podemos dizer que a péssima qualidade dos atores dos presépios vivos, [..] com sua cenografia e seus figurinos toscos – deram condições para o nascimento de presepada, como a definição do Houaiss: “espetáculo ridículo”

HR Idiomas