- Publicidade -

Origem de “Cartão”, “Expulsar” e “Futebol”

Cartão do francês carton e do italiano cartone, mas com o sentido de papel espesso. Depois veio a designar qualquer papel, em geral retangular, como cartão de visita, de embarque e magnético. Os mais conhecidos hoje são o de crédito, o de débito e os cartões amarelo e vermelho, inventados em 1966 pelo juiz inglês Ken Aston (1915-2001).

Enquanto aguardava a abertura de um sinal de trânsito em Londres, ele pensava numa solução para o que ocorrera no dia anterior: o juiz alemão Rudolf Kretlein (93) não entendia o que diziam os jogadores argentinos e esses não entendiam o que ele dizia. Os cartões amarelo e vermelho passaram a ser usados na Copa do México, em 1970.

Expulsar do latim expulsare, pôr para fora. Antonio Ubaldo Rattín (75), capitão da Argentina no jogo contra a Inglaterra, na Copa de 1966, foi expulso no primeiro tempo, pela “expressão do olhar maldoso no rosto”, segundo o registo da súmula. Ele revelou depois que foi hostilizado pelos torcedores, mas não pelo povo inglês, que queria ter vencido de acordo com as regras. No outro dia passeou e fez compras em Londres e ninguém lhe cobrou nada.

Futebol do inglês football, palavra composta de foot, pé, e ball, bola. Em 1400 esta palavra já estava registrada no inglês, designando jogo ao ar livre. Praticado por legiões romanas, tornou-se uma obsessão inglesa no século XIX. Em 1883, em Cambridge, foram formalizadas as regras do futebol, tal como o conhecemos hoje, que ganhou o mundo a partir de 1881, quando a palavra inglesa football passou a ser adaptada no português e no espanhol: futebol e fútbol, respectivamente. O alemão adaptou para Fusball (com a letra “s” na forma de “B”) e o francês manteve a grafia inglesa football.

O italiano manteve cálcio, do genitivo calcis, do latim calx, calcanhar, mesmo étimo de calça, calçar, calçado. Um jogo parecido, o futebol escolar, por muito violento, foi proibido pelo rei inglês Eduardo III (1312-1377), que tal como todos os soberanos anteriores foi educado em francês, sem conhecer o inglês. A proibição durou cinco séculos.

O Dia do Futebol é celebrado em 19 de julho.

- Publicidade -

Artigos recomendados