Servidor do latim servitore, declinação de servitor, do verbo servire, servir. Há outras palavras do mesmo étimo, como servo, serviço, servente e sargento, todas designando ato de executar alguma tarefa.
Durante séculos, servidor esteve ligado a servo, e este a escravo, embora na Idade Média os servos se diferenciassem dos escravos por serem ligados à gleba e dependentes do senhor feudal. Com o tempo, funcionários encarregados do serviço religioso nos templos passaram a ser chamados servos do Senhor.
A palavra servo mudou para servidor, ao designar funções leigas. No Brasil, desde há algum tempo, com a modernização do serviço público e a isonomia de tratamento, a carreira de servidor público nos três poderes — Legislativo, Executivo, Judiciário — voltou a ser atraente. Mas ainda pesam sobre o trabalho fumos da herança monárquica, que levava os servidores a se considerarem senhores do povo e não a serviço dele.
Segundo o Houaiss, a origem etimológica latina da palavra servidor, é servitor que quer dizer servo ou servidor dos deuses. Servidor é “…aquele que serve; servente; …aquele que é diligente, prestativo, prestimoso; …aquele que cumpre com rigor e precisão o que tem a fazer;