sacramento
sacramento

Origem da palavra “Sacramento” e “Pontífice”

Sacramento do latim sacramentum, quantia que litigantes, civis ou militares, depositavam nas mãos do pontífice romano como juramento. Sacramentum significa “consagração”, de sacrare, “tornar sagrado”, de sacer, “sagrado, dedicado, santo”; também, por estranho que pareça, “amaldiçoado”. Sacerdote também tem origem em sacer.

Pontífice – O consenso geral aponta para o latim, de pons, “ponte” (originalmente “caminho”), mais facere, “fazer”. O Pontífice era o título mais elevado do Colégio Pontifical, sendo considerado a posição mais alta na religião romana. Isso levou alguns a dizerem que o nome do cargo deriva do fato de ele fazer uma ligação, uma “ponte” entre as pessoas e as divindades.

Mas é que na verdade, Pontífice designou inicialmente quem de fato fazia pontes, depois quem as fiscalizava e por fim quem as abençoava, uma função sacerdotal ainda presente em Sumo Pontífice, o papa.

No dia 1º de outubro de 1977, na cidade espanhola de San Ildefonso, festejado a 23 de janeiro, foi celebrado tratado entre Portugal e Espanha pelo qual a Colônia de Sacramento e os Sete Povos das Missões passariam para a Espanha, mas depois os gaúchos retomaram Sete Povos das Missões.

HR Idiomas