guerra
guerra

Origem da palavra “Guerra”

Guerra do germânico werra, luta, discórdia, que substituiu o latim bellum, cujo étimo continuou presente em palavras como rebelde e rebelião.

A palavra “guerra”, ensina a etimologia, procede do germânico werra (de onde virá igualmente o war inglês), cujo significado inicial não era o de conflito sangrento, mas algo mais na linha da discordância, que podia nascer de uma simples discussão verbal e chegar, no máximo, a um duelo.

Os romanos jamais adjetivaram suas guerras como santas, marcas porém de várias guerras, como a que incluiu em 4 de julho de 1187 a famosa Batalha de Hattin, quando os muçulmanos, liderados por Saladino (1138-1193), reconquistaram Jerusalém, vencendo os cruzados, assim chamados porque desenhavam, bordavam ou costuravam sobre as vestes uma cruz vermelha, branca ou verde.

O chefe cristão derrotado era Guy de Lusignan (1150-1194), rei de Chipre, que se tornara também rei de Jerusalém ao casar-se com Sibila (1160-1190), rainha de Jerusalém. O chefe poupou seu prisioneiro, dizendo: “Reis verdadeiros não matam uns aos outros”.

HR Idiomas