Aprenda idiomas online - Valosas dicas para aprender idiomas

Origem da palavra “coragem”

21

Coragem do latim coraticum, do francês corag tem sua origem na palavra cor (coração) do latim vulgar, que derivou em coraticum e significou ao longo dos séculos ira, luxúria e, mais recentemente, coragem, basicamente agir de forma impensada, por ímpeto, guiado não pela razão, mas pelo coração. Coraticum é literalmente, ação do coração, isto porque acreditava-se que era neste órgão que a coragem se alocava.

É a capacidade (muitas vezes tida como virtude) de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste. O contrário da coragem é tida normalmente como covardia. Em épocas remotas, este órgão era considerado a sede da coragem, além da inteligência. Daí o apelido do Ricardo Coração de Leão.

Ricardo I (Oxford, 8 de setembro de 1157 – Châlus, 6 de abril de 1199), também conhecido como Ricardo Coração de Leão por sua grande reputação como guerreiro e líder militar, foi o Rei da Inglaterra de 6 de julho de 1189 até sua morte.

Conheça agora a origem de outras palavras relacionadas:

Bravura – do Italiano bravo, “atrevido, audacioso, bravo”, possivelmente do latim bravus, “vilão, criminoso”, de pravus, “depravado, desonesto”.

Audácia – do latim audacia, “coragem, atrevimento”, do latim audax, “atrevido, bravo”, de audere, “atrever-se, empreender”.

Ousadia – de audere “atrever-se, empreender” que se transformou, no latim vulgar, em ausere, que nos deu esta palavra.

Arrojo – vem do latim rotulare, “atirar um objeto rodando, girando”, de rota, “roda”.

Heroísmo – do grego hero, “semideus”, significando originalmente “defensor, protetor”, de uma base Indo-Européia ser-, “proteger, vigiar”, que se manifesta também em “servo” e “serviço”.

- Publicidade -

Você vai gostar também

- Publicidade -

Não perca nossas novidades!

Assine nossa newsletter e receba novidades e dicas grátis em seu email.

Muito bem! Confirme seu email e você receberá dicas em primeira-mão! :)