O nome dessa delícia que alegra o seu lanche tem sua origem na palavra latina biscoctus. Bis significa dois ou duas e coctus quer dizer cozido. Então, biscoito é chamado assim por ser bem cozido ou torradinho, como alguns gostam de comer.
Um Pouco de História
O biscoito era a base alimentar das tripulações que se deslocavam nas naus dos descobrimentos portugueses durante os séculos XV e XVI, tanto para a Carreira da Índia, como para o Brasil.
Consistia num pão de farinha de trigo, de forma achatada, cozido forno duas, três ou mais vezes, de modo a assegurar-lhes a durabilidade das suas qualidades alimentares durante muito tempo, deveria ser muito duro como haste de cornúpeto.
Chegou a ser tal a procura de biscoito para aprovisionar as armadas dos navios que houve a necessidade de importá-los de Espanha. O padre Raphael Bluteau na sua obra “Vocabulário português e latino”, chama-lhe mesmo “pão do mar” ou “pão náutico”.
Na Índia, para substituir o trigo, fazia-se uma massa de sagu, substância farinácea extraída da parte central de algumas palmeiras e que podia conservar-se até vinte anos.
- Em algumas partes do Brasil, os biscoitos também são popularmente chamados de bolacha, principalmente quando têm forma plana ou achatada.
- Nos Açores, o termo biscoito designa os terrenos de brecha vulcânica e os campos de lava recente, dando nome à freguesia dos Biscoitos, na ilha Terceira, e a numerosos topônimos em quase todas as ilhas daquele arquipélago.