Banana vem do árabe banana, “dedo”, devido à sua forma. A banana é mencionada em documentos escritos, pela primeira vez na história, em textos budistas de cerca de 600 a.C. Sabe-se que Alexandre, o Grande comeu bananas nos vales da Índia em 327 a.C. Só se encontram, porém, plantações organizadas a partir do século III d.C. na China.
Em 650, os conquistadores Islâmicos levaram-na para a Palestina. Foram, provavelmente, os mercadores árabes que a divulgaram por grande parte de África, provavelmente até à Gâmbia. A palavra teve origem na África Ocidental e, adotada pelos portugueses e espanhóis, veio a ser usada, por exemplo, na língua inglesa.
Pacová
Banana em tupi-guarani é Pacová. As bananeiras existem no Brasil desde muito antes do seu descobrimento. Quando os portugueses aqui chegaram registraram ter visto índios comendo este fruto, de uma variedade que os índios cozinhavam antes de consumir, era chamada de “Pacová”. O nome, Pacová, pode ser escrito de diversas maneiras: pacova, pakova, paková ou pacoba. Sua origem é tupi-guarani e significa: banana.
Curiosidade: Também chamamos de banana a pessoa muito mole, sem atitude ou coragem, numa alusão à consistência macia do fruto.