Apostila do latim post illa, depois daqueles (ensinamentos do professor) ou depois dela (da aula), dá nome a caderno de exercícios, no qual elas repetem os convites indecorosos feitos aos mestres nas redes sociais.
Lattes vem da Plataforma Lattes, do CNPQ, acervo de currículos de professores que homenageia o físico paranaense César Manuseto Giulio Lattes (1924-2005). O sistema de currículos lattes surgiu da necessidade de gerenciar uma base de dados sobre pesquisadores em C&T para credenciamento de orientadores no país.
A Plataforma Lattes é uma plataforma tecnológica que visa ao Brasil promover a investigação científica. Tem influência internacional. A plataforma Lattes é “um conjunto de sistemas e bases de dados para a gestão das unidades de análise do currículo dos peritos científicos, grupos de pesquisa, motores e vincula módulos diferentes como um sistema de exibição, além de sistemas de gestão e apoio”.
Um dos seus objetivos é manter uma base de dados atualizada de pesquisadores curriculares dos países membros da rede, bem como em publicações texto completo de pesquisadores. A plataforma foi desenvolvida pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Brasil (CNPq) no ano de 1999 com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.