Ábaco do grego ábaks, ábakos, do hebraico abaq do latim abacus,”recipiente com areia para cálculos e escrita”. Instrumento destinado a operações matemáticas e algébricas elementares, originalmente mesa onde os antigos escreviam ou faziam anotações geométricas, e jogadores e matemáticos davam seus lances ou faziam contas e cálculos.
A origem remota é o hebraico ábáq, poeira, porque a prancheta era coberta de poeira ou areira fina onde se desenhavam os números com o dedo. De mesa que funcionava como quadro, veio a denominar vários instrumentos de cálculo, alguns ainda usados no Oriente.
Origem
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,…) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,…) que podem fazer-se deslizar livremente.
Teve origem provavelmente na mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.