Abacaxi
Abacaxi

Origem da palavra “Abacaxi”

Abacaxi do tupi-guarani iwa’kati ou i’ba-ka’ti – ibacati, pela composição ibá, fruto, e cati, cheirar muito, podemos traduzir abacaxi como “fruto que cheira muito”. Apesar de ser fruto saboroso, logo virou metáfora de coisa difícil. Deixar o abacaxi nas mãos de alguém é passar-lhe tarefa incômoda. Incumbi-lo de descascá-lo é pior ainda.

Origem da palavra abacaxi. Um sinônimo da palavra abacaxi – ananás – que é mais utilizado em Portugal – também é um termo de origem indígena naná, e significa algo como “fruta excelente”.

Segundo alguns etimologistas, i’ba-ka’ti se originou a partir da junção dos termos i’bá, que significa “fruto” e ka’ti, que quer dizer “feder” ou “cheirar fortemente”, dando origem ao significado de “fruto que cheira fortemente”.

Atualmente, o abacaxi é considerado um fruto que simboliza as regiões e climas tropicais, principalmente localizados a beira mar.

Quando Cristovão Colombo chegou à Ilha de Guadalupe, no Novo Mundo, o abacaxi foi oferecido aos invasores europeus num gesto de hospitalidade e boas-vindas. Em virtude de um julgamento um tanto forçado e bastante apressado, a fruta foi considerada semelhante ao fruto do pinheiro europeu, sendo então chamada de “piña”, como é até hoje conhecida nos países de língua espanhola.

Provavelmente nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos guaranis, tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e do Caribe muito antes da chegada dos europeus.

Pinã

O abacaxi, com o nome de piña, foi levado para a Europa como testemunho da exuberância exótica das terras existentes a oeste do Atlântico. Espécie de fruto de fácil dispersão e cultivo, o abacaxi cruzou os mares do mundo a bordo de galeões e caravelas, chegando para ficar na África, na China, em Java, na Índia e nas Filipinas. Nesses locais, o abacaxi propagou-se com facilidade e rapidez, tendo sido muito bem aproveitado nos últimos cinco séculos.

Na Inglaterra, a partir do século 17, iniciou-se o cultivo do abacaxi em estufas especialmente preparadas para manter a temperatura equivalente à temperatura tropical de que a planta necessita para crescer. Com sua coroa espinhenta, passou a ser chamado, no feminino, de a “rainha das frutas”. Transformado em iguaria de reis e rainhas, o abacaxi foi oferecido como símbolo de hospitalidade a convidados especiais da nobreza também nas cortes europeias.

HR Idiomas