- Publicidade -

O Significado de “Noite” em 6 idiomas

noite

Em muitos idiomas, a palavra NOITE é formada pela letra N + o número 8 na respectiva língua. A letra N é o símbolo matemático do infinito e o 8 deitado também simboliza infinito, ou seja, a palavra noite, em um significado lúdico, seria em todas as línguas, a união do infinito.

Portuguêsnoite = n + oito
Inglêsnight = n + eight
Alemãonacht = n + acht
Espanholnoche = n + ocho
Francêsnuit = n + huit
Italianonotte = n + otto

No entanto, etimologicamente, as palavras “noite” e “oito” não possuem ligação. Noite vem do latim nox, mais precisamente do étimo latino nocte (nox no acusativo). Oito vem do latim octo.

O grupo consonantal -ct- evolui de modo quase diferente em cada uma das línguas românicas. Português ct>it, espanhol ct>ch, italiano ct>tt, francês ct>it, daí noite, noche, notte, nuit.

Oito vem da palavra latina octo. Aqui também podemos encontrar o grupo consonantal ct e a regra é a mesma. Oito, ocho, otto, huit. Quanto às línguas germânicas os étimos são os mesmos que do latim. As duas palavras tanto do latim como do germânico vêm do protoindoeuropeu oktu e nek(w)t.

As duas palavras são muito parecidas só que a evolução fonética transformou-as nas palavras que usamos hoje. Sendo muito próximas no passado continuam a sê-lo hoje em dia. Em Português, acabaram resultando em palavras parecidas, com duas sílabas, com o mesmo ditongo na primeira sílaba, com a mesma consoante no início da segunda – mas não são parentes.

- Publicidade -

Artigos recomendados