Curiosidades Etimológicas

Inúmeras palavras surgiram a partir do nome das pessoas que de alguma forma as originaram. Alguns exemplos são boicotar (de Charles Boycott), guilhotina (de Joseph-Ignace Guillotin), linchar (de Charles Lynch), sádico (do marquês de Sade) e masoquismo (de Leopold von Sacher-Masoch).

&: O símbolo ou caracter “&“, muito usado em nomes de pessoas jurídicas (Como C&A), surgiu em Roma antes mesmo do nascimento de Cristo. Foi criado como uma ligatura das letras “et”, conjunção latina que deu origem ao nosso “e”. É chamado de ampersand em inglês, et em espanhol, perluète ou esperluète em francês e de “e comercial” em português.

@: O símbolo @, presente em todos os endereços de e-mail, chama-se “arroba” em português, chiocciola (caracol) em italiano e arobase em francês, sendo lido como “at” em inglês. O símbolo também já foi usado para abreviar a preposição latina “ad” (=para).A arroba original no português refere-se a uma medida de peso correspondente a 14,788 kg, mas geralmente arredondada para 15 kg. O que isso tem a ver com a internet? Nada. Quando o correio eletrônico foi inventado, em 1971, o engenheiro Ray Tomlinson, primeiro a enviar uma mensagem desse tipo, precisou encontrar um símbolo que separasse o nome do utilizador e do provedor. Optou por utilizar o sinal @, pois seria confuso utilizar uma letra do alfabeto que pudesse se misturar com o resto do endereço.

Vírgula: A vírgula é o sinal de pontuação mais utilizado nas línguas ocidentais. A palavra vírgula vem do latim uirgula (=varinha), que por sua vez é o diminutivo de uirga (=vara). Esta denominação, portanto, tem a ver com a aparência desse sinal ortográfico. Já a palavra comma (vírgula em inglês) se relaciona primeiramente à função, e não à aparência, da vírgula. Vem do grego kómma, relacionado ao verbo kópto (=cortar). A vírgula, de fato, corta certos elementos numa frase, dividindo-os e criando entre eles uma hierarquia sintática, que por sua vez determina a semântica (ou seja, o sentido) de uma frase.

HR Idiomas