Origem da palavra “Política”

475

Política do grego politiké, “relativo ao cidadão ou ao estado”. Chegou ao português pelo latim tardio politica e ainda tem mais um ramo: pólis, “cidade”, designando a organização da pólis, que em latim é urbs, da qual vem a palavra urbano. Político vem de politikos, que significava “cívico”, de polites, do grego “cidadão”.

Já a forma de organizá-la era resumida na palavra latina politia, que deu polícia em português e mais tarde veio a designar apenas parte das forças de segurança, depois desdobradas em polícia civil e militar. É muito comum ver pessoas confundindo a origem da palavra política como derivada de “Polidez”, essa etimologia é falsa.

Com o crescimento das grandes aglomerações urbanas, a pólis e a urbis tornaram-se cidades-Estados, e o próprio país passou a ser conhecido pelos nomes de suas maiores cidades: Atenas e Roma são bons exemplos do novo conceito.

Atualmente, política designa o modo de conduzir a vida pública em seus vários setores, mas seu significado mais comum dá-se quando são englobados os três poderes e tudo que eles representam: Executivo, Legislativo e Judiciário.

- Publicidade -

Você vai gostar também

- Publicidade -

Não perca nossas novidades!

Assine nossa newsletter e receba novidades e dicas grátis em seu email.

Muito bem! Confirme seu email e você receberá dicas em primeira-mão! :)