Você sabia que 365 línguas são faladas na Indonésia?

685

Por incrível que pareça, na Indonésia são falados 365 idiomas e dialetos. O idioma oficial é o Bahasa Indonésia. No entanto, muitos indonésios, além de falar a língua nacional, são fluentes em outros dialetos da região, como o sundanês e o javanês. O inglês é reconhecido como uma das línguas de trabalho.

Por lá, também se falam o tétum e o português. A Indonésia é a segunda nação a falar mais idiomas no mundo. O primeiro lugar fica com Papua Nova Guiné, onde são falados cerca de 820 idiomas.

Bahasa Indonésia

A palavra “Bahasa” significa língua/idioma, tanto em indonésio como em malaio, e vem da palavra sânscrita  भाषा (bhāṣā).

A língua indonésia (Bahasa Indonesia) é o idioma oficial do país. Pertence à família das línguas malaio-polinésias, tendo sido adaptada e padronizada com base nos modelos da língua malaia e do neerlandês.

O léxico e a estrutura principal deriva do malaio enriquecido pelo léxico de múltiplos idiomas e dialetos locais do país. A colonização holandesa deixou uma importante influência na língua, notada em palavras como polis (polícia), kualitas (qualidade), telepon (telefone), bis (ônibus), kopi (café), rokok (cigarro) e universitas (universidade).

Há centenas de palavras derivadas do português, como: bola, boneka, keju, sekolah (escola), meja (mesa); jendela (janela), gereja (igreja) – derivadas do chinês: pisau (faca), do hindi: kaca (espelho) e do árabe: sabun (sabonete), khusus (especial), maaf (desculpa), selamat/salam (saudações).

Escrita

Ao contrário da grande maioria dos idiomas asiáticos, o indonésio utiliza um sistema de escrita baseado no alfabeto latino.

As consoantes são representadas de maneira similar a língua italiana, a letra “c” é sempre pronunciada como /tʃ/ (ou “ch” do espanhol), “g” é sempre /g/ (como em “garra”) e a “j” representa o som de /dʒ/, como em John no inglês. Além disso, “ny” representa a nasal palatal /ɲ/ (a “ñ” do espanhol ou “nh” do português), “ng” se utiliza para a nasal velar /ŋ/ (como na palavra “ponho” no português), “sy” para /ʃ/ (como em “show”) e “kh” para representar o som de /x/.

Sons

e: há cinco tipos de pronúncia e duração:
e átona (mais habitual),
ë tônica (menos frequente),
ę semimuda (muito breve, quase não encontrada),
è clara átona (como “e” em português)
é clara tônica (como “e” em português).
c: tem sempre som de “ch”
f: não existe na língua, apenas em palavras estrangeiras, se pronuncia como a “p” em português.
g: como em ga, go, gu, gue, gui.
h: é uma “j” suave entre vogais iguales, quase muda entre vogais diferentes.
j: tem som de “j”, como no inglês “John”.
v: se pronuncia como a “f” do português.
ny: se pronuncia como “nh”
ng e ngg: som parecido ao encontrado no encontro de ng no português “mingau”

Vocabulário básico

Halo! / Hai!Olá!
Selamat pagi!Bom dia!
Selamat siang!Boa tarde!
Selamat sore / Selamat malam!Boa noite!
Dahh! / Mari!Tchau!
Sampai jumpa!Adeus!
YaSim
TidakNão
Terima kasih!Obrigado!
Kembali!Por nada!
TolongPor favor!

- Publicidade -