- Publicidade -

Vícios de Linguagem – Aprenda a evita-los

Vício de Linguagem são desvios do padrão culto da língua que ocorrem por desconhecimento da gramática normativa ou por descuido do falante. Eles são de vários tipos.

Pleonasmo vicioso

Consiste na repetição desnecessária de uma informação. Ex: Na última peça ele fez um monólogo falando sozinho. / O principal protagonista do filme é menino.

Cacófato

Consiste no som desagradável provocado pela junção de duas ou mais palavras.Ex: Na boca dela estava a marca da agressão / Vou-me já porque a aula vai começar /Paguei dez reais por cada caderno.

Eco

Consiste numa dissonância provocada pela sequência de palavras com terminações iguais ou semelhantes. Exemplos: Essa é uma questão que requer uma solução do Ministro da Educação / Estávamos conscientes de que, impacientes, não conseguiríamos ser convincentes.

Hiato

Consiste numa dissonância provocada por uma sequência de vogais: Eu o ouvirei amanhã / Eu ouço o amigo.

Colisão

Consiste num som desagradável provocado pela repetição de consoantes iguais ou semelhantes, ou seja, numa aliteração mal elaborada. Ex: Minha mãe me mandou mudar a malha. / Sua saia saiu suja da máquina. / O pião parou próximo à porta.

Ambiguidade ou anfibologia

Consiste na duplicidade de sentido da frase por falta de clareza. Ex: O cachorro do seu irmão avançou sobre o amigo. / Quero meias para senhoras claras.

Solecismo

Consiste em desvios da sintaxe quanto à concordância, regência ou colocação.Ex: Faltou muitos alunos no dia do jogo / Eu assisti o programa / Trabalha tanto que não lembra-se de si mesmo.

Barbarismo

Consiste em desvios do padrão culto da língua, podendo ocorrer:- na pronúncia: assisti ao programa educativo.- na grafia: ele pesquisou a etimologia da palavra.- na morfologia: quando eu pôr o vestido, vou saber se engordei.- na semântica: chegando à metrópole, absolveram a poluição.- no uso de estrangeirismos.

- Publicidade -

Artigos recomendados