- Publicidade -

Qual idioma aprender em 2019? Algumas razões para escolher o seu!

Aprender um idioma é um objetivo de muitas pessoas para o Ano Novo. A seguir destacamos algumas razões para escolher o mais conveniente para você.

Qual idioma aprender em 2019?

Melhorar o inglês, atrever-se no alemão, relembrar o francês, aventurar-se com o mandarim… Falta pouco para a chegada de 2019, e é nesta época que muita gente começar a traçar as metas para o novo ano. Aprender idiomas é umas das conquistas mais gratificantes a nível profissional e pessoal que alguém pode ter. Se você tem dúvidas sobre qual língua escolher, te daremos algumas das razões para você se sentir seguro na sua escolha.

1. Inglês

O inglês é um dos mais falados e o que mais possibilidades profissionais pode oferecer. Uma em cada cinco pessoas no mundo fala ou pelo menos entende inglês. A língua inglesa tem mais de 400 milhões de falantes nativos e é um dos idiomas oficiais ou principais de mais de 50 países. Apesar de o chinês, o espanhol, o francês e até o russo e o alemão terem muitos falantes (nativos), e de a importância dessas línguas ter aumentado nas últimas décadas, o denominador comum para que pessoas se encontrem e trabalhem em conjunto no mundo todo ainda é a língua inglesa.

Contar com um bom nível neste idioma, cuja gramática é bastante simples, te permitirá viajar e ler a grandes clássicos no original. A série Harry Potter, de J.K. Rowling, um livro de Stephen King ou o mais recente thriller de Lee Child. Já que as suas habilidades no inglês vão evoluindo a cada livro lido, logo você estará pronto para ler os velhos mestres como Charles Dickens, Jane Austen ou Henry James em inglês.

Outro motivo para aprender inglês é o aumento das suas chances de conseguir um bom emprego em uma empresa multinacional ou trabalhar no exterior. Sendo a língua dos negócios, é importante que funcionários falem inglês ao interagir com colegas em outros países e com clientes internacionais.

2. Espanhol

O espanhol é a língua com o segundo maior número de falantes nativos no mundo, atrás apenas do chinês. Aprenda espanhol e você estará apto a comunicar-se com cerca de 550 milhões de pessoas pelas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania. Só nos Estados Unidos, onde é a segunda língua mais falada, há 52 milhões de hispanohablantes. E, apesar das diferenças regionais, ao aprender espanhol padrão você conseguirá conversar com todas essas pessoas.

O Brasil é um dos poucos países da América Latina onde o espanhol não é a primeira língua. O idioma é, portanto, uma ferramenta essencial para que possamos nos comunicar com nossos vizinhos e fortalecer a integração latino-americana.

Segundo o Instituto Cervantes, há mais de 6 milhões de brasileiros aprendendo espanhol atualmente. O instituto informa ainda, citando estimativas do governo, que o número de brasileiros falando espanhol será de cerca de 30 milhões até 2025.

Ao aprender espanhol, você será capaz de ler no idioma original inúmeros autores talentosos, tanto espanhóis como latino-americanos. A lista inclui: Miguel de Cervantes, Federico García Lorca (Espanha), Gabriel García Marquez (Colômbia), Mario Vargas Llosa (Peru), Pablo Neruda, Isabel Allende (Chile), Julio Cortázar, Jorge Luis Borges (Argentina), Gioconda Belli (Nicarágua), Carlos Fuentes (México), entre muitos outros.

3. Alemão

Se você quer viajar ou trabalhar em países como Alemanha, Áustria ou Suíça, saber alemão te permitirá alcançar seus objetivos. Da mesma forma, conhecer esta língua também pode te ajudar a conseguir trabalho em empresas que mantém laços comerciais com países germanófonos. O alemão é o idioma mais falado da Europa e o mais empregado em diferentes ramos da ciência e tecnologia. Não é uma língua fácil de aprender, mas encarar o desafio e conseguir se comunicar neste idioma pode trazer uma satisfação inigualável.

4. Italiano

Ainda que o italiano possa parecer um idioma menos importante que o inglês ou alemão, é falado por aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo e é a língua oficial da Itália, San Marino, Vaticano e Suíça. Sua principal vantagem está no fato de ser um idioma relativamente próximo ao português, portanto mais relativamente mais fácil. Se você se interessa por arte, cultura, design ou moda, certamente o italiano será sua melhor escolha.

Falar italiano pode fazer com que seu currículo se destaque no mercado de trabalho, pois não é fácil encontrar pessoas que tenham um bom nível neste idioma. Além disso, a Itália é um dos lugares mais visitados pelos turistas no mundo mas para se sentir em casa na Itália e conhecer melhor as pessoas, é importante conhecer a sua língua e cultura. Outro argumento motivador para estudar italiano é a “cucina italiana“, a cozinha italiana, que já faz parte do nosso dia a dia.

5. Francês

O francês é a segunda língua mais aprendida depois do inglês. Domina-lo poderá te ajudar a completar seu curriculum com um segundo (ou terceiro) idioma e melhorar assim suas oportunidades de emprego. Se você se interessa em trabalhar em uma organização internacional como Cruz Vermelha, ONU Unesco, FMI ou em grandes empresas francesas, por exemplo, assim como desenvolver uma carreira diplomática, o francês será a língua que mais será útil e certamente a melhor escolha.

6. Chinês

O chinês é o idioma mais falado do mundo e em poucos anos se tornará o idioma oficial do comércio em toda a Ásia. Cada vez mais empresas valorizam que seus colaboradores saibam chinês como consequência do elevado número de acordos comerciais com este país asiático. Aprender este idioma será um estímulo para seu cérebro e para o desenvolvimento de sua memória, além de potencializar a criatividade e capacidade de realizar multitarefas.

7. Árabe

O árabe é o idioma oficial de 23 países e uma das línguas oficiais da ONU. Falar esta língua será de grande valor para seu curriculum, especialmente se você trabalha com turismo ou para uma organização internacional. Se você se interessa por cultura e por história seu estudo pode também ser de enorme enriquecimento, não apenas pelo lado profissional mas também pessoal.

Adaptado de ¿Qué idioma aprenderás en 2019? Razones para elegir (em espanhol)

- Publicidade -

Artigos recomendados