Qual a forma correta de abreviar “Atenciosamente”?

294

É muito frequente em e-mails formais o uso da saudação final “Atenciosamente” reduzida para “Att”, mas esta realmente é a forma correta de abreviar “atenciosamente”?

Segundo a Academia Brasileira de Letras, a forma recomendada de abreviar a palavra “atenciosamente” é at.te, conforme consta em sua listagem de reduções mais frequentes.

O advérbio atenciosamente é usado como fórmula respeitosa de conclusão em cartas ou documentos similares, normalmente seguido de vírgula antes da assinatura. Abrevia-se usualmente At.te. Esta abreviatura é comum à do advérbio atentamente, usado no mesmo contexto e com o mesmo significado.

A ortografia das abreviaturas não está regulamentada por nenhum dos textos legais que orientam a ortografia, pelo que resulta normalmente de convenções e do uso generalizado. Por este motivo, são possíveis e comuns outras abreviaturas para a mesma palavra, como é o caso de Att. ou At., sem que com isso o utilizador da língua cometa alguma incorreção. O único inconveniente resultante do uso de abreviaturas, sobretudo quando são pouco usuais, pode ser a incompreensão por parte do receptor da mensagem.

Como abreviar atenciosamente?

É muito frequente em e-mails formais o uso da saudação final “Atenciosamente” reduzida para “Att”. Essa expressão costuma ser escrita antes da assinatura, como uma maneira de encerrar a mensagem de forma delicada e educada. Contudo, a forma reduzida da expressão “Atenciosamente” é, por convenção, aceita como “At.te” e não “Att”, como usualmente se escreve.

Alguns guias de estilo, no entanto, recomendam que a forma mais delicada e elegante de finalizar uma mensagem é escrever o termo “Atenciosamente” na sua forma por extenso, sem fazer uso da palavra abreviada.

Att é uma abreviação da palavra inglesa “attention” que, em Português, significa “atenção”. Corresponde à abreviatura “A/C” (ao cuidado de) que se escreve em documentos ou encomendas cujo destinatário se pretende especificar.

Convém ressaltar que a forma “Attention” (ao cuidado de) usada nos países de língua inglesa, para especificar o destinatário da mensagem é corretamente abreviada como “Attn:” incluindo os dois pontos. Em alguns casos também se verifica as abreviaturas “FTAO” (For The Attention Of) ou simplesmente “FAO” (For Attention Of).

Em inglês, por vezes att também pode ser a abreviação de “attached” (significa anexado) ou “attorney” (que significa advogado).

Quando usar atenciosamente e atentamente?

Atenciosamente e atentamente são duas formas corteses e igualmente corretas para realizar uma despedida numa carta formal, num ofício, num e-mail. São expressões sinônimas, apresentando significados muito próximos:

Atentamente indica que a despedida é feita com atenção.
Atenciosamente indica que a despedida é feita com gentileza.

- Publicidade -

Fonte Dicio ABL