Porque a origem do nome “verde” não tem nada a ver com a fruta limão, diferente do laranja que está diretamente ligado à fruta. Veja as origens:
Limão
os primeiros limões conhecidos foram encontrados na Pérsia, onde a palavra limun significa “fruta cítrica” – daí o nome.
Laranja (fruta)
Vem do Sânscrito naranga, através do Persa narang e do árabe, narang e larang. Esses nomes são citados por etimólogos como uma variação do árabe tânger (tangerina). “Mas o que é que a tangerina tem a ver com essa história?” Calma, a gente explica: A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina (que ganhou esse nome devido ao porto de Tânger, no Marrocos de onde as tangerinas eram exportadas para a Europa).
Laranja (cor)
Quando os árabes voltaram da Europa com um carregamento de uma fruta nova chamada “laranja”, associaram o nome da fruta à cor.
Verde
Também foi baseado em frutas. Quando a fruta está crescendo, geralmente tem a cor verde. Em latim, o verbo “viver” significa crescer. Logo, quando a fruta estava crescendo, ela estava “vivere“, que virou “verde”.