- Publicidade -

Cidade com o nome mais comprido do Mundo

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

O nome completo dessa cidade localizada no País de Gales é Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

É a localidade com o nome mais comprido do Reino Unido e um dos mais longos de todo o mundo, com 58 letras (51 no alfabeto galês, em que -ll- e -ch- contam como letras únicas). Está localizada na ilha Anglesey, no País de Gales.

Em português seria “A igreja de Santa Maria no vale prado branco, perto da rápida corredeira ao lado da igreja de São Tysilio da caverna vermelha.”

Gorsafawddacha’idraigodanheddogleddollônpenrhynareurdraethceredigion (com 68 letras), era o nome de uma estação de comboio, que havia sido nomeada para rivalizar com o nome desta localidade.

Um nome absurdamente difícil de ser pronunciado — tanto que a placa de trânsito que avisa o caminho para a cidade teve de ser ampliada para caber as 58 letras da palavra — não é a coisa mais incomum desta pequena vila do norte de País de Gales. O que mais chama a atenção é que quase todos os 3.400 habitantes realmente conseguem pronunciar o nome do lugar onde vivem. E o mais grave, ou mais incrível, é que o fazem de forma perfeita.

Nos sinais das estradas, a localidade encontra-se assinalada como Llanfairpwllgwyngyll. Nos mapas, encontra-se como Llanfair Pwllgwyngyll e os seus habitantes tratam-na por Llanfairpwll ou tão somente Llanfair.

Quase impossível de ser entendido, e menos ainda de ser pronunciado, nomes galeses como Llanystumdwy ou Pwllheli assustavam os ingleses, que proibiram o ensino da língua na década de 20.

Nomes de cidade foram adaptados ao gosto inglês. Caerdydd virou Cardiff e Aberdaugleddau tornou-se Milford Haven.

- Publicidade -

Artigos recomendados