- Publicidade -

Origem da palavra “Monday”

lua

Monday do inglês antigo, mōnandæġ (monandaeg) (“dia da Lua”), do latim clássico diēs Lūnae (“dia da Lua”). O sentido etimológico de Monday (segunda-feira) é o de ‘dia da lua’ (moon day), adaptado do latim lunae dies que acabou dando origem também a lunes em espanhol, e Montag em alemão.

A maioria dos calendários nos Estado Unidos e Canadá marcam Sunday (Domingo) como o primeiro dia da semana, já no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e América do Sul, o primeiro dia da semana é Monday (Segunda-Feira). Vamos aproveitar, e conhecer também a origem e o significado dos dias da semana em inglês:

Sunday (Domingo): Do antigo inglês sunnendaeg, “dia do Sol”, uma tradução do latim Dies solis, de mesmo significado.

Monday – De monandaeg, “dia de Lua”. Originada do latim Dies Lunae.

Tuesday (Terça-feira): Vem de Tiwesdaeg, palavra do inglês arcaico que significa Dia do Tiw (Tiu’s Day). Tiw (conhecido como Tew, Tyr e Tywar) era deus da guerra na mitologia norueguesa. Tuesday também é baseado no nome Dies Martis, Dia de Marte (Day of Mars), o deus da guerra romano.

Wednesday (Quarta-feira): Do antigo inglês wodnesdaeg, “dia de Wodan”, de Odin, o chefe dos deuses da mitologia germânica. Significa o Dia do deus Germânico Woden, mais conhecido como Odin, que era o deus mais alto da mitologia norueguesa e um proeminente deus dos Anglo-Saxões. Wednesday é baseado do latim Dies Mercurii, Dia do Mercúrio (Woden’s Day)

Thursday (Quinta-feira): De thurresdaeg, “dia de Thor”. Significa Dia do Punor, conhecido como Thor. Thor é o Deus dos trovões na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. Thursday é baseado no nome Dies lovis, do latim, Dia de Júpter (Thor’s Day).

Friday (Sexta-feira): De frigedaeg, “dia de Frig ou Freya”, a deusa germânica do amor dentro do casamento. Significa Dia de Frige (Freya’s Day), a deusa germânica da beleza. Na verdade, trata-se de uma adaptação do latim Dies Veneris (Dia de Vênus). Frige ou Frigg era a deusa nórdica do amor, correspondente a Vênus, da mitologia romana.

Saturday (Sábado): De saeternesdaeg, “dia de Saturno”. A tradução Anglo-Saxã original de Saturday era Saeturnesdaeg, que em latim significa Dies Saturni, Dia de Saturno (Saturn’s Day).

- Publicidade -

Artigos recomendados