Hacker
Hacker

Origem da palavra “Hacker”

Hacker do inglês hacker, palavra ainda não aportuguesada, embora já exista o verbo raquear, uma vez que o “h” inicial do inglês é aspirado. Hack é brecha em inglês. O hacker é quem invade computadores à distância, descobrindo ou evitando as senhas dos sistemas de proteção da privacidade.

O termo (pronunciado “háquer” com “h” expirado) é importado da língua inglesa, como você já está sabendo e tem sido traduzido por decifrador (embora esta palavra tenha outro sentido bem distinto) ou “traduzido” para ráquer. Os verbos “hackear” e “raquear” costumam ser usados para descrever modificações e manipulações não triviais ou não autorizadas em sistemas de computação.

Na língua inglesa, a palavra deriva do verbo to hack, que significa “cortar grosseiramente”, por exemplo com um machado ou facão. Usado como substantivo, hack significa “gambiarra” — uma solução improvisada, mais ou menos original ou engenhosa.

Esse termo foi apropriado pelos modelistas de trens do Tech Model Railroad Club na década de 1950 para descrever as modificações que faziam nos relês eletrônicos de controle dos trens. Na década de 1960, esse termo passou a ser usado por programadores para indicar truques mais ou menos engenhosos de programação, por exemplo usando recursos obscuros do computador. Também foi usado por volta dessa época para manipulações dos aparelhos telefônicos com a finalidade de se fazer chamadas grátis. O termo “decifrador” foi introduzido na década de 2000 por empresas de informática no Brasil, incluindo Microsoft, IBM e Google.

Leia mais sobre a palavra Hacker aqui

HR Idiomas