A cenoura é um alimento conhecido desde a pré-história, originalmente cultivado na região dos atuais Irã e Afeganistão. Originalmente sua raiz era roxa, e com o passar dos séculos, fizeram uma seleção através do cultivo para melhorar seu sabor amargo e, no Afeganistão surgiu uma subespécie mais amarelada de onde se originou a cenoura moderna que conhecemos hoje.

Na Europa

Chegou na península ibérica trazida pelos mouros, como os romanos chamavam os povos islâmicos do noroeste da África que dominaram a região onde hoje ficam Espanha e Portugal entre o século VIII e o século XV. Veio a ser conhecida no restante da Europa apenas no século X.

A palavra do grego antigo σταφυλίνη ‎ἀγρία ‎(staphulínē agría) deu origem à palavra árabe إِسْفَنَارِيَّة (isfanāriyya)

Cenoura, do português é originária da palavra árabe andaluz (idioma que era falado na península nessa época) safunnárya, que por sua vez veio do árabe.

Nesta ordem, temos a palavra do grego antigo: σταφυλίνη ‎ἀγρία ‎(staphulínē agría), que deu origem à palavra árabe: إِسْفَنَارِيَّة (isfanāriyya) que, com a chegada dos mouros à península ibérica, se transformou no árabe andaluz: safunnárya. Esta palavra foi adotada pelos ibéricos, chegando na língua espanhola antiga como: çanahoria e logo se tornou çanoira, no português antigo. Hoje temos Zanahoria e Cenoura, em espanhol e português modernos, respectivamente.

Fora da península ibérica, a cenoura herdou seu nome de uma expressão do latim: carota, que teve origem em outra expressão grega: καρωτόνor (karōton) que veio do Proto-Indo-Europeu e significa raiz-chifre. Em tempo, Estas mesmas palavras deram origem a: “horn e root”.

Na China

Já no século XIII ela era cultivada em países vizinhos à China, provavelmente na Índia ou Irã, quando de lá, foi levada pra China. Os chineses consideravam os habitantes destes países como bárbaros, em mandarim: 胡(Hú). E como esta planta foi apresentada como um rabanete 萝卜(Luóbo), acabou ficando conhecida na China como 胡萝卜(Húluóbo) – Rabanete Bárbaro.

Por Deni Marinho em Medium