- Publicidade -

Língua assamesa (O Assamês)

Língua assamesa (O Assamês)

Assamês (অসমীয়া)

assamês (অসমীয়া “Ôxômiya”) é a língua oficial do estado de Assam, no nordeste da Índia. Também é falada em outras partes e estados indianos da região, como Meghalaya e Arunachal Pradesh. Alguns falantes do assamês também podem ser encontrados no Butão e em Bangladesh.

Falada por mais de 20 milhões de pessoas, é, do ponto de vista geográfico, a mais oriental dentre as línguas indo-europeias e está intimamente relacionada ao Bengali e Oriá.

assamês emprega a escrita assamesa, que deriva de uma variante oriental da escrita gupta, que nasceu há aproximadamente em 1200 d.C – O assamês possui uma antiga tradição literária, foi usado em centenas de escrituras reais na época medieval e se assemelha muito aos alfabetos Tirhuta e Bengali. O primeiro livro impresso nessa língua foi a tradução da Bíblia, que foi publicada por Atmaram Sarma em 1813.

Escrita gupta

A escrita Gupta (também chamada Escrita Gupta Brahmi ou Escrita Brahmi Tardia) era usada para escrever o Sânscrito e é associada com o Império Gupta da Índia, período de grande prosperidade material, religiosa e científica. A escrita GHupta descended a escrita Brahmi e dela saíram as escritas Nagari, Sharada e Siddham. Essas escritas deram origem a importantes alfabetos, tais como o Devanagari (a mais usada para escrever o Sânscrito desde o século XIX), a escrita Gurmukhi usada no Punjabi e o Alfabeto tibetano.

Vocabulário básico

O vocabulário abaixo servirá para que você tenha uma ideia aproximada da Língua Assamesa, utilizamos uma transcrição aproxima da escrita e da pronúncia.

ek [ek]um
dui [dui]dois
tini [tini]três
cāri [sari] quatro
pā̃c [pãs]cinco
chay [sɔy]seis
sāt [xat]sete
āṭh [atʰ]oito
na [nɔ]nove
ah [dɔh]dez
sha [xɔ]cem
pitā [pita], deutā [deuta]pai
[ma]mãe
bhai [bʰai], bhātri [bʰatri]irmão
bāi [bai]irmã mais velha
bhanī [bʰoni]irmão mais nova
putek, put, putra [putrɔ]filho
kanyā [kɔnya], putrī [putri]filha
mukh [mukʰ]rosto
ā̃khi [ãkʰi]olho
hasta [hɔstɔ], hāt [hat]mão
pad [pɔd], pāo [pao]
hiyā [hiya]coração
jibhā [xibʰa]língua

- Publicidade -