Frases e expressões para viver um Natal Poliglota

17

As datas comemorativas que temos no calendário são sempre oportunidades para aprender novas expressões e frases em outros idiomas. Esta época do ano é excelente para ampliar seu vocabulário Natalino. Também é uma boa ocasião para conhecer mais de uma cultura diferente da sua, seja através das canções tradicionais de Natal ou mesmo assistindo a filmes que tenham como protagonista o Papai Noel, Santa Claus, Babbo Natal, Father Christmas, Père Noël ou Kris Kringle, dependendo do país.

A mais conhecidas expressões natalina é Feliz Natal. ‘Merry Christimas’ em inglês, ‘Feliz Navidad’ em espanhol, ‘Joyeux Noel’ em francês, ‘Frohe Weihnachten’ em alemão, ‘God Jul’ em sueco, ‘Buon Natale’ em italiano e 聖誕快樂 em chinês.

Além dessa, há outras palavras e expressões que, se você é um aspirante a poliglota, convém saber. Por exemplo, você certamente conhece o famoso ‘Ho, Ho, Ho!’ que é o som da risada do Papai Noel. Mas também existe a expressão ‘Bah! Hambug!’ famosa pelo personagem fictício Ebenezer Scrooge no conto de Charles Dickens ‘A Christmas Carol’ (Contos de Natal). Ela é utilizada para se referir às pessoas que não gostam do clima de Natal nem das tradições natalinas.

Outra expressão em inglês muito utilizada nesse período é ‘Christmas comes but once a year’. Utilizada para escapar do remorso por estar fugindo da dieta, beber demais ou qualquer outro excesso típico dessa época.

No caso de estar aprendendo alemão ou ampliando seu vocabulário, há palavras essencias. Claro que nesta época não faltam presentes de natal, que em alemão são ‘das Weihnachtsgeschenk’ e que chegam embrulhados em papel de presente, ou seja, ‘das Geschenkpapier’.

Mas para receber estes presentes, você precisa escrever ao Papai Noel uma ‘der Wunschzettel’. Que seria a nossa “carta para o Papai Noel” ou “lista de desejos” em uma tradução livre. De qualquer forma, sempre há quem te pergunte ‘Was wünschst du dir zu Weihnachten?’, que significa ‘O que você quer ganhar de Natal?’.

E o que seria do Natal sem uma árvore natalina ou ‘der Weihnachtsbaum’ e das canções ou ‘die Weihnachtslieder’. Nessa época também não falta comida típica ou ‘das Weihnachtsessen’ como o vinho quente ou ‘der Glühwein’ e os tradicionais biscoitos de Natal ou ‘die Plätzchen’.

A França também é outro país que vive o Natal de forma intensa. Entre as palavras típicas desta época está a Árvore de Natal, que se traduz como ‘Sapin de Noël’ e Papai Noel que é o ‘Père Noël’. A Véspera de Natal é chamada de ‘Veille de Noël’ e o Dia de Natal é ‘Jour de Noël’. Claro, não pode faltar o Presépio ou ‘la crèche de Noël’ e as Cantigas de Natal, que em francês, são ‘Chants de Noël’.

E ainda que pareça que a China não seja um país muito natalino, existe um vocabulário muito específico para esta época comemorativa. Por exemplo, Papai Noel é 圣诞老人 e ele desce pela chaminé ou 烟囱 na Véspera de Natal ou 平安夜/圣诞节前夕 para deixar presentes ou 礼物 nas meias natalinas ou 圣诞袜.

Estas são algumas palavras em chinês para celebrar esta data comendo um peru assado ou 烤火鸡 e torrone ou 牛轧糖, fazer um boneco de neve ou 雪人 enquanto ouve uma típica cantiga natalina ou 颂歌.

EsperantoFeliĉan Kristnaskon
FinlandêsHyvää joulua
FrancêsJoyeux Noël
BretãoNedeleg Laouen
CórsegoBon Natale
AlemãoFrohe Weihnachten
IslandêsGleðileg jól
ItalianoBuon Natale
SicilianoBon Natali
LadimBon/Bun Nadèl
Japonêsメリークリスマス (Meri Kurisumasu)
NahuatlCualli netlācatilizpan
PolonêsWesołych Świąt
RomenoCrăciun Fericit
EspanholFeliz Navidad
CatalãoBon Nadal
GalegoBo Nadal
SuecoGod Jul
TurcoMutlu Noeller

Por Eva Sereno em Aprendemas (em espanhol). Traduzido e adaptado por HR idiomas

- Publicidade -

Você vai gostar também

- Publicidade -

Não perca nossas novidades!

Assine nossa newsletter e receba novidades e dicas grátis em seu email.

Muito bem! Confirme seu email e você receberá dicas em primeira-mão! :)