- Publicidade -

O verbo Ir y Coger (Ir e pegar)

Os verbos ir (ir) e coger (pegar) permitem criar diversas frases úteis. Observe que coger pode ter o sentido de apanhar: coger una pelota (apanhar uma bola), coger un refriado (apanhar um resfriado); agarrar: coger a alguien (agarrar alguém); e segurar: coger a un bebé (segurar um bebê).

Ir: ir

Os espanhóis usam a mesma forma de ir para Vou e Estou indo: Voy a Madrid (Vou a Madri / Estou indo a Madri). Os mesmo ocorre com outros verbos – por exemplo, Cojo el metro (Pego o metrô /  Estou pegando metrô)

yo voy eu vou
tú vas / usted va você vai / tu vais
él va / ella va ele / ela vai
nosotros(as) vamos nós vamos
vosotros vais vocês vão / vós ides
ellos van / ellas van eles / elas vão

Indicativo

Conjugue “ir” no presente do indicativo. Use o presente do indicativo ao dizer um fato que esteja acontecendo no momento. Exemplo: Vou à loja (Voy a la tienda).

yo voy
vas
él/ella/usted va
nosotros/-as vamos
vosotros/-as vais
ellos/ellas/ustedes van

Aprenda o pretérito perfeito do indicativo. O pretérito perfeito do indicativo é usado para descrever um fato ou ação concreta no passado que foi completado ou chegou a um fim definido. Exemplo: Fui à loja (Fui a la tienda).

yo fui
fuiste
él/ella/usted fue
nosotros/-as fuimos
vosotros/-as fuisteis
ellos/ellas/ustedes fueron

Conjugue no pretérito imperfeito do indicativo. Use o pretérito imperfeito do indicativo para descrever uma ação ou fato concreto no passado que não teve um fim definido, subentendendo-se que a ação ainda possa continuar no presente. Exemplo: Eu ia à loja toda semana (Iba a la tienda cada semana).

yo iba
ibas
él/ella/usted iba
nosotros/-as íbamos
vosotros/-as ibais
ellos/ellas/ustedes iban

Aprenda o futuro do indicativo. Use o futuro do indicativo para descrever uma ação no futuro que certamente irá acontecer. Exemplo: Vou à loja amanhã (Iré a la tienda mañana).

yo iré
irás
él/ella/usted irá
nosotros/-as iremos
vosotros/-as iréis
ellos/ellas/ustedes irán

Use o condicional do indicativo. O condicional do indicativo descreve um fato ou ação que certamente iria acontecer caso outra condição fosse verdadeira. Exemplo: Eu iria para a loja se você precisasse de mais comida (Iría a la tienda si necesitas más comida).

yo iría
irías
él/ella/usted iría
nosotros/-as iríamos
vosotros/-as iríais
ellos/ellas/ustedes irían

Subjuntivo

Conjugue ir no presente do subjuntivo. Use o presente do subjuntivo se estiver descrevendo uma ação no presente da qual se duvida. Exemplo: Duvido que ele vá para a loja (Dudo que él vaya a la tienda).

yo vaya
vayas
él/ella/usted vaya
nosotros/-as vayamos
vosotros/-as vayáis
ellos/ellas/ustedes vayan

Aprenda o pretérito imperfeito do subjuntivo. Use o pretérito imperfeito do subjuntivo para descrever uma ação no passado da qual se duvida ou que se negue. Note que o pretérito imperfeito do subjuntivo pode ser conjugado de duas formas intercambiáveis para as seis pessoas. Exemplo: Duvido que ele tenha ido à loja ontem  (Dudo que él fuera a la tienda ayer).

yo fuera / fuese
fueras / fueses
él/ella/usted fuera / fuese
nosotros/-as fuéramos / fuésemos
vosotros/-as fuerais / fuseis
ellos/ellas/ustedes fueran / fuesen

Aprenda o futuro do subjuntivo. Use o futuro do subjuntivo para descrever uma ação futura que pode ou não ocorrer, ou uma ação da qual se tem dúvidas. Exemplo: Talvez eu vá à loja amanhã (Quizás fuere a la tienda mañana).

yo fuere
fueres
él/ella/usted fuere
nosotros/-as fuéremos
vosotros/-as fuereis
ellos/ellas/ustedes fueren

Imperativo

Conjugue ir no imperativo afirmativo. Use o imperativo afirmativo para dar uma ordem para alguém ir a algum lugar ou em algum momento. Note que não há imperativo para a primeira pessoa do singular, “yo” ou “eu.” Exemplo: Vá à loja (Ve a la tienda).

yo
ve
él/ella/usted vaya
nosotros/-as vayamos
vosotros/-as id
ellos/ellas/ustedes vayan

Conjugue ir no imperativo negativo. Use o imperativo negativo para dar uma ordem quanto a onde ou quando alguém não deva ir. Note que não há imperativo para a primeira pessoa do singular, “yo” ou “eu.” Exemplo: Não vá para a loja (No vayas a la tienda).

yo
vayas
él/ella/usted vaya
nosotros/-as vayamos
vosotros/-as vayáis
ellos/ellas/ustedes vayan

Pretérito Perfeito Composto

Conjugue “ir” no pretérito perfeito composto. O pretérito perfeito composto é usado para indicar uma ação que ocorreu e terminou antes do tempo presente, sem excluir a possibilidade de que essa ação vá acontecer novamente.

O pretérito perfeito composto envolve uma forma conjugada do verbo auxiliar “haber” e o particípio passado do verbo “ir.” Exemplo: Ele tem ido à loja (He ido a la tienda).

yo he ido
has ido
él/ella/usted ha ido
nosotros/-as hemos ido
vosotros/-as habéis ido
ellos/ellas/ustedes han sido

Aprenda o pretérito anterior. O pretérito anterior descreve uma ação que ocorreu em ponto fixo do passado antes de outra ação também no passado.

O pretérito anterior envolve uma forma conjugada do verbo auxiliar “haber” e o particípio passado do verbo “ir.” Exemplo: Eu fora à loja (Hube ido a esa tienda).

yo hube ido
hubiste ido
él/ella/usted hubo ido
nosotros/-as hubimos ido
vosotros/-as hubisteis ido
ellos/ellas/ustedes hubieron ido

Aprenda o pretérito mais que perfeito. Use o pretérito mais que perfeito para descrever a ação de ter ido a algum lugar em um ponto fixo do passado.

O pretérito mais que perfeito envolve uma forma conjugada do verbo auxiliar “haber” e o particípio passado do verbo “ir.” Exemplo: Eu tinha ido a essa loja (Había ido a esa tienda).

yo había ido
habías ido
él/ella/usted había ido
nosotros/-as habíamos ido
vosotros/-as habíais ido
ellos/ellas/ustedes habían ido

Conjugue no condicional perfeito. Use o condicional perfeito ao descrever uma ação que teria acontecido se uma certa condição tivesse sido cumprida.

Ele envolve uma forma conjugada do verbo auxiliar “haber” e o particípio passado do verbo “ir.” Exemplo: Eu teria ido à loja se você precisasse de mais comida (Habría ido a la tienda si que necesitabas más comida).

yo habría ido
habrías ido
él/ella/usted habría ido
nosotros/-as habríamos ido
vosotros/-as habríais ido
ellos/ellas/ustedes habrían ido

Use o futuro perfeito. O futuro perfeito descreve uma situação que terá acontecido. Ele envolve uma forma conjugada do verbo auxiliar “haber” e o particípio passado do verbo “ir.” Exemplo: Terei ido embora se eu tiver completado minha tarefa antes da aula (Habré ido si he completado mi tarea antes de la clase).

yo habré ido
habrás ido
él/ella/usted habrá ido
nosotros/-as habremos ido
vosotros/-as habréis ido
ellos/ellas/ustedes habrán ido

Subjuntivo Perfeito

Conjugue ir no presente do subjuntivo. O presente do subjuntivo descreve uma ação de que se duvida ter acontecido a qualquer ponto no passado. Ele envolve uma forma conjugada do verbo auxiliar “haber” e o particípio passado do verbo “ir.” Exemplo: Duvido que ele tenha ido à faculdade (Dudo que él haya ido a la universidad).

yo haya ido
hayas ido
él/ella/usted haya ido
nosotros/-as hayamos ido
vosotros/-as hayáis ido
ellos/ellas/ustedes hayan ido

Aprenda o imperfeito do subjuntivo. O imperfeito do subjuntivo descreve uma ação de que se duvida ter acontecido em um ponto fixo do passado. Ele envolve uma forma conjugada do verbo auxiliar “haber” e o particípio passado do verbo “ir.” Exemplo: Duvido que ele fora a essa loja (Dudo que él hubiera ido a esa tienda).

yo hubiera ido
hubieras ido
él/ella/usted hubiera ido
nosotros/-as hubiéramos ido
vosotros/-as hubierais ido
ellos/ellas/ustedes hubieran ido

Aprenda o futuro do subjuntivo. O futuro do subjuntivo descreve uma ação de que se duvida que vá acontecer. Ele envolve uma forma conjugada do verbo auxiliar “haber” e o particípio passado do verbo “ir.” Exemplo: Duvido que eu tivesse ido se eu não tivesse sua ajuda (Dudo que me hubiere ido si no tuviera tu ayuda).

yo hubiere ido
hubieres ido
él/ella/usted hubiere ido
nosotros/-as hubiéremos ido
vosotros/-as hubiereis ido
ellos/ellas/ustedes hubieron ido

Exemplos

¿A dónde vas?
(a donde bas?)
Para onde (você) vai?

Voy a Madrid.
(boi a madrid)
Vou para Madri.

Voy a la Plaza de España.
(boi a la plaZa de espanha)
Vou à Plaza de España.

Coger: pegar

O verbo coger pode significar: pegar, apanhar, carregar, segurar, tomar, colher, aceitar, contratar e captar. Entretanto, na maioria dos países da América Latina é uma palavra vulgar e significa “ter relações sexuais”, “transar”  e se trata de um vulgarismo.

Por isso, é preciso ter cuidado e quando necessário substituir pelos verbos agarrar ou tomar. O g do verbo coger tem o som de r em português, como em rato, relógio, rima, roupa e rua. Já no verbo correr, o rr tem o som vibrante.

yo cojo eu pego
tú coges / usted coge você pega / tu pegas
él (ella) coge ele / ela pega
nosotros(as) cogemos nós pegamos
vosotros cogéis /ustedes cogen vós pegais
ellos (ellas) cogen eles / elas pegam

Na maioria das vezes, os verbos agarrar ou tomar serão uma boa substituição. Na Argentina, por exemplo, se você falar: “Tengo que coger un autobús” com certeza passará por um constrangimento, prefira utilizar “Tomar un colectivo”, “Agarrar un resfriado”, “Tomar de la mano” ou “Atender el teléfono”.

Exemplos

Yo cojo el metro todos los días.
(io koHo el metro todos los dias)
Eu pego o metrô todos os dias.

No quiero coger un taxi.
(no kiero koHer un taksi)
Não quero pegar um táxi.

Coja la primera a la izquierda.
(koHa la primera a la iZkierda)
Pegue a primeira à esquerda.

¿A dónde va?
(a donde ba?)
Pra onde vai?

Voy a la Puerta del Sol.
(boi a la puerta del sol)
Vou para Puerta del Sol.

¿Quiere coger el autobús?
(Kiere koHer el autobus?)
Quer pegar o ônibus?

No, quiero ir en metro.
(no, kiero ir en metro)
Não, quero i de metrô.

Decidió coger un autobús e irse a cenar. [España]
(Decidiu pegar um ônibus e ir jantar.)

Antes de los chicos era acostarnos y coger. [Latinoamérica]
(Antes das crianças, era deitarmos e transarmos.)

No podíamos agarrar la pelota. [Latinoamérica]
(Não conseguíamos pegar a bola.)

No tuve problemas en tomar el autobús. [Latinoamérica]
(Não tive problema em pegar o ônibus.)

Dica de Conversação: Talvez você tenha reparado que de (de) se associa com el para formar del, como em Museo del Prado (“Museu do Prado”); el menú del día (“cardápio do dia”). Do mesmo modo, a (a) se junta com el para forma al: Voy al museo (“Vou ao museu”). Com o feminino e palavras no plural, de permanece separado de la, los e las.

- Publicidade -

Artigos recomendados