Hacer é um verbo útil e significa “fazer”. Costuma ser usado para descrever atividades de lazer. Hace também é usado para indicar o clima.

Hacer: fazer

yo hago eu faço
tú haces / usted hace você faz
él (ella) hace ele (ela) faz
nosotros hacemos nós fazemos
vosotros hacéis vocês fazem
ustedes hacen os senhores fazem
ellos (ellas) hacen eles fazem

Exemplos

¿Qué te gusta hacer?
(ke te gusta aZer?)
O que você gosta de fazer? (informal)

¿Qué le gusta hacer?
(ke le gusta aZer?)
O que o senhor gosta de fazer? (formal)

Yo hago senderismo.
(io ago senderismo)
Faço caminhadas.

Conjugação do verbo ‘Hacer’

O verbo hacer significa “fazer” em Português. Diferente da maioria dos verbos, ele é irregular, o que significa que ele nem sempre segue as mesmas regras de conjugação que se aplicam aos verbos em Espanhol terminados em “-er”. Se você precisar saber como conjugar este verbo em algum tempo verbal em particular, continue lendo.

Indicativo

Conjugue o verbo hacer no presente do indicativo. Essa é a forma mais comum do verbo e é usada para falar sobre algo que se está atualmente fazendo. Exemplo: Eu faço minha tarefa de casa (Hago mi tarea).

yo hago
haces
él/ella/usted hace
nosotros/-as hacemos
vosotros/-as hacéis
ellos/ellas/ustedes hacen

Aprenda como conjugar hacer no pretérito do indicativo. Use este tempo verbal para descrever uma ação concreta que foi feita no passado e que já foi completada ou que teve um final claro. Exemplo: Maria fez sua tarefa de casa (Maria hizo su tarea).

yo hice
hiciste
él/ella/usted hizo
nosotros/-as hicimos
vosotros/-as hicisteis
ellos/ellas/ustedes hicieron

Use o imperfeito do indicativo. Este tempo deve ser usado quando você precisa descrever uma ação concreta que foi feita no passado, mas que não terminou por completo e que pode ainda continuar no presente. Exemplo: Eu fazia minha tarefa (Hacía mi tarea).

yo hacía
hacías
él/ella/usted hacía
nosotros/-as hacíamos
vosotros/-as hacíais
ellos/ellas/ustedes hacían

Conjugue hacer no futuro do indicativo. Use este tempo quando estiver falando sobre uma ação que definitivamente será feita no futuro. Exemplo: Maria faria sua tarefa amanhã (Maria haría su tarea de mañana).

yo haría
harías
él/ella/usted haría
nosotros/-as haríamos
vosotros/-as haríais
ellos/ellas/ustedes harían

Saiba a maneira correta de conjugar o verbo hacer no condicional do indicativo. Este tempo deve ser usado quando se está tentando descrever uma ação que será feita no futuro contanto que uma determinada condição seja verdadeira. Exemplo: Eu farei minha tarefa hoje se eu tiver tempo (Haré mi tarea esta noche si tengo tiempo).

yo haré
harás
él/ella/usted hará
nosotros/-as haremos
vosotros/-as haréis
ellos/ellas/ustedes hará

Subjuntivo

Use o presente do subjuntivo. Este tempo deve ser usado se você estiver falando sobre o presente ou uma ação atual que alguém duvide que seja feita. Exemplo: Duvido que Pedro faça sua tarefa (Dudo que Pedro haga su tarea).

yo haga
hagas
él/ella/usted haga
nosotros/-as hagamos
vosotros/-as hagáis
ellos/ellas/ustedes hagan

Conjugue hacer no imperfeito do subjuntivo. Use este tempo quando estiver descrevendo uma ação passada que você duvida ou nega que tenha sido feita.

Note que para todas as seis pessoas do verbo, o imperfeito do subjuntivo pode ser conjugado de duas maneiras diferentes.  Exemplo: Duvido que o Pedro fez sua tarefa (Dudo que Pedro hiciera su tarea).

yo hiciera ou hiciese
hicieras ou hicieses
él/ella/usted hiciera ou hiciese
nosotros/-as hiciéramos ou hiciésemos
vosotros/-as hicierais ou hicieseis
ellos/ellas/ustedes hicieran ou hicisen

Aprenda o futuro do subjuntivo. Guarde este tempo verbal para ocasiões nas quais você precise descrever uma ação que possa ou não ser feita no futuro, ou uma que você tenha dúvidas ou negue. Exemplo: Eu duvido que faremos nossa tarefa amanhã (Dudo que hiciéremos nuestra tarea de mañana).

yo hiciere
hicieres
él/ella/usted hiciere
nosotros/-as hiciéremos
vosotros/-as hiciereis
ellos/ellas/ustedes hicieren

Imperativo

Conjugue o afirmativo do imperativo. Você deve usar este tempo verbal para dar um comando ou ordem para alguém fazer algo. Note que não há uma conjugação para a primeira pessoa do singular, “yo” (“eu”). Exemplo: Faça sua tarefa (Haz tu tarea).

haz
él/ella/usted haga
nosotros/-as hagamos
vosotros/-as haced
ellos/ellas/ustedes hagan

Use o negativo do imperativo. Esta forma deve ser usada quando você precisar dar um comando ou ordem para alguém não fazer algo. Note que não há uma conjugação para a primeira pessoa do singular, “yo” (“eu”). Exemplo: Não faça sua tarefa (No hagas tu tarea).

hagas
él/ella/usted no haga
nosotros/-as no hagamos
vosotros/-as no hagáis
ellos/ellas/ustedes no hagan

Perfeito

Conjugue o verbo hacer no presente perfeito. Use este tempo para uma ação que foi feita e terminada antes do momento atual, sem excluir completamente a possibilidade de que ela seja feita novamente.

Este verbo é composto por duas partes: o verbo auxiliar, “haber”, e o singular do particípio passado da palavra “hacer”. Exemplo: Eu fiz minha tarefa (He hecho mi tarea).

yo he hecho
has hecho
él/ella/usted ha hecho
nosotros/-as hemos hecho
vosotros/-as habéis hecho
ellos/ellas/ustedes han hecho

Aprenda a forma do pretérito perfeito. Este tempo deve ser usado para falar sobre uma ação feita e que esta fixada no passado. Este verbo é composto por duas partes: o verbo auxiliar, “haber”, e o singular do particípio passado da palavra “hacer”. Exemplo: Vocês fizeram sua tarefa (Hubisteis hecho vos tarea).

yo hube hecho
hubieste hecho
él/ella/usted hubo hecho
nosotros/-as hubimos hecho
vosotros/-as hubisteis hecho
ellos/ellas/ustedes hubieron hecho

Use a conjugação do passado perfeito. Use este tempo quando estiver descrevendo a ação de ter feito algo em um ponto fixo do passado. Este verbo é composto por duas partes: o verbo auxiliar, “haber”, e o singular do particípio passado da palavra “hacer”. Exemplo: Maria e Pedro fizeram suas tarefas (María y Pedro habían hecho su tarea).

yo había hecho
habías hecho
él/ella/usted había hecho
nosotros/-as habíamos hecho
vosotros/-as habíais hecho
ellos/ellas/ustedes habían hecho

Conjugue o condicional perfeito. Use este tempo quando precisar descrever uma ação que teria sido feita se uma certa condição tivesse acontecido. Este verbo é composto por duas partes: o verbo auxiliar, “haber”, e o singular do particípio passado da palavra “hacer”. Exemplo: Teríamos feito nossa tarefa se tivéssemos tempo (Habríamos hecho nos tarea si teníamos tiempo).

yo habría hecho
habrías hecho
él/ella/usted habría hecho
nosotros/-as habríamos hecho
vosotros/-as habríais hecho
ellos/ellas/ustedes habrían hecho

Aprenda como conjugar hacer no futuro perfeito. Este tempo verbal deve ser usado quando você precisar descrever uma ação ou situação que terá sido feita. Este verbo é composto por duas partes: o verbo auxiliar, “haber”, e o singular do particípio passado da palavra “hacer”. Exemplo: Eu terei feito minha tarefa se minha consulta terminar cedo (Habré hecho mi tarea si cito termina antes de tiempo).

yo habré hecho
habrás hecho
él/ella/usted habrá hecho
nosotros/-as habremos hecho
vosotros/-as habréis hecho
ellos/ellas/ustedes habrán hecho

Subjuntivo Perfeito

Use o presente perfeito do subjuntivo. Use este tempo para descrever ações que alguém duvide que tenham sido feitas em algum ponto do passado. Este verbo é composto por duas partes: o verbo auxiliar, “haber”, e o singular do particípio passado da palavra “hacer”. Exemplo: Duvido que ela tenha feito sua tarefa (Dudo que ella haya hecho su tarea).

yo hubiera hecho
hubieras hecho
él/ella/usted hubiera hecho
nosotros/-as hubiéramos hecho
vosotros/-as hubierais hecho
ellos/ellas/ustedes hubieran hecho

Conjugue o verbo hacer no futuro perfeito do subjuntivo. Use este tempo para discutir sobre uma ação que alguém duvida que será feita. Exemplo: Duvido que eu teria feito minha tarefa se a aula terminasse tarde (Dudo que hubiere hecho mi tarea si la clase terminó tarde).

yo hubiere hecho
hubieres hecho
él/ella/usted hubiere hecho
nosotros/-as hubiéremos hecho
vosotros/-as hubiereis hecho
ellos/ellas/ustedes hubieren hecho