As principais certificações que comprovam o domínio de idiomas

Saiba o que são as Certificações de Proficiência em Idiomas e veja qual é destinada ao idioma de sua preferência!

229

Os Certificados de Idiomas, também conhecidos como Certificação Internacional ou Certificação Internacional de Proficiência em Idiomas, são diplomas reconhecidos em qualquer lugar do mundo. No Brasil, inúmeros são os cursos de idiomas, cada um com uma metodologia diferenciada e com seu método de ensino. Devido ao grande número de certificados emitidos por esses cursos, as empresas não conseguem avaliar cada um dos certificados emitidos, sendo necessária a criação de um exame único.

Os Certificados de Idiomas são utilizados pela maioria das empresas de todo o mundo, pois eles comprovam o nível de conhecimento do aluno em determinada língua. Essas certificações fazem uma avaliação geral, sem levar em conta qual o curso frequentado.

Profissionais que possuem esses certificados se destacam dos demais, pois é através deste diploma que se pode comprovar a fluência no idioma, independentemente do diploma ofertado pelo curso de línguas. Grande parte das empresas multinacionais exigem esta certificação. Confira abaixo quais são os principais certificados de idiomas e qual a função de cada um!

Inglês

Teste of English as a Foreign Language (TOEFL)

Criado em 1964, é o exame de proficiência na língua inglesa mais conhecido no Brasil e no mundo. É feito pela ETS, uma instituição que se dedica a testes e pesquisas educacionais. É aceito em 180 países e mais de 6.000 instituições de ensino superior.

O TOEFL é composto de 4 provas: compreensão textual – dura de 60 a 100 minutos; exame oral – 20 minutos de duração; compreensão auditiva – duração entre 60 e 90 minutos e o exame escrito – dura 50 minutos. No total, o exame possui duração de 4 horas, sendo que o mesmo é realizado integralmente no computador, em salas de aula de instituições autorizadas.

Não há prazo para a inscrição do TOEFL, mas recomenda-se que a mesma seja feita com um mês e meio de antecedência da prova. O resultado final varia de 0 a 120 pontos, sendo a soma de cada uma das quatro áreas, cuja nota varia de 0 a 30 pontos. Prepara-se para tirar um certificado TOEFL com curso online.

Leitura: 60 a 80 minutos
Compreensão oral: 60 a 90 minutos
Expressão oral: 20 minutos
Escrita: 50 minutos para escrever uma redação

Consulte o site oficial

Internacional English Testing System (Ielts)

O Ielts foi criado em 1989 e tem como principal objetivo testar a habilidade do candidato de se comunicar. É realizado por mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil, ele é aplicado pelo British Council, um órgão relacionado ao governo britânico, em 16 cidades de todo o país.

O Ielts é formado por 4 provas: interpretação oral – com duração de no máximo 30 minutos; redação – com duração de 60 minutos; interpretação de texto – com duração de até 60 minutos e conversação – duração de 15 minutos. A nota dos alunos pode variar entre 0 e 9. O exame é aplicado uma vez por mês.

Compreensão oral: 40 minutos
Leitura: 60 minutos
Escrita: 60 minutos para redação
Expressão oral: de 11 a 14 minutos

Consulte o site oficial

Certificate of Proficiency in English (CPE)

O CPE foi aplicado pela primeira vez em 1913. É desenvolvido pela Cambridge Esol, que é uma unidade de ensino relacionada à Universidade de Cambridge. O exame é usado para fins acadêmicos e para a área profissional. É aplicado cerca de 3 vezes por semestre por mais de 60 escolas de inglês de todo o Brasil.

O CPE é formado, assim como o Ielts e o Toefl, por 4 provas, sendo elas: exame escrito – dura até 90 minutos; leitura e uso do inglês – também com duração de até 90 minutos; compreensão auditiva – com duração máxima de 40 minutos e conversação – a prova é feita em duplas ou trios, com duração de 16 minutos.

Diferente dos exames de proficiência já citados, o CPE aprova e reprova seus alunos. Somente aqueles que acertam 60% das questões são aprovados. Além disso, esse exame é muito utilizado por empresas de todo o país, para a seleção de seus candidatos.

Francês

DELF (Diploma de Estudos de Língua Francesa)

O DELF é um exame de proficiência para a língua francesa. É composto de 4 partes: compreensão escrita, compreensão oral, produção oral e produção escrita. É dividido em 4 níveis, são eles:

DELF A1: avalia os conhecimentos iniciais do aluno na língua francesa. Nesta etapa, a compreensão oral possui duração de 15 minutos, a compreensão escrita de 30 minutos, a produção escrita de 30 minutos e a produção oral dura de 5 a 7 minutos, sendo que o candidato possui 10 minutos de preparação. Neste estágio, o aluno é capaz de interações simples, como falar dele próprio e de seu universo imediato. (+/- 100h de estudo do idioma)

DELF A2: neste nível o candidato é considerado um ator social, sendo uma seção simples, onde o aluno deverá ser capaz de realizar ações simples do dia a dia. A compreensão oral possui duração de 25 minutos, a compreensão escrita dura 20 minutos, a produção escrita tem duração de 45 minutos e a produção oral dura de 6 a 8 minutos, com 10 minutos de preparação.  O candidato é capaz de interagir de maneira simples na vida quotidiana (cumprimentar, pedir informações, etc.) (+/- 200h de estudo do idioma)

DELF B1: nesta fase, o usuário torna-se independente. Ele é capaz de interagir, compreender, conversar, dar seu parecer, sua opinião. É capaz de resolver situações imprevistas da vida quotidiana. (+/- 400 de estudo do idioma). Ele deverá ser capaz de discutir e interagir com situações imprevistas do dia a dia. Nesta etapa a compreensão oral dura 25 minutos, a compreensão escrita 35 minutos, a produção escrita 45 minutos e produção oral 15 minutos, com mais 10 minutos de preparação.

DELF B2: neste nível, o usuário adquiriu um grau de independência que lhe permite argumentar para defender sua opinião, desenvolver seu ponto de vista e negociar, mostrando-se à vontade e corrigindo seus próprios erros. (+/- 600h de estudo do idioma)

O certificado abrange quatro níveis, A1, A2, B1 e B2. Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral. Consulte o site oficial

DALF (Diploma Aprofundado de Língua Francesa)

O DALF é uma continuação do DELF, sendo que neste exame o candidato deverá ter um domínio avançado do francês. O aluno que possui um diploma DELF não necessita realizar exames linguísticos ao ingressar em universidades francesas.

O DALF atesta um domínio aprofundado em francês perante estabelecimentos e empresas na França ou nos países de língua francesa. Existem quatro tipos de DALFs, cada um verifica conhecimentos específicos: Vida Cotidiana; Vida Cultural e Artística; Ciências Humanas e Sociais; e Ciências Econômicas e Jurídicas. Existem dois níveis e dois diplomas: o DALF C1 e C2.

DALF C1: neste nível o candidate deverá ser capaz de se comunicar livremente, usando um discurso claro e um vocabulário extenso.

DALF C2 : neste nível o aluno deverá se expressar com precisão e utilizar um vocabulário avançado, realizando tarefas acadêmicas.

O certificado avançado tem dois níveis, o C1 e C2, o mais alto. Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral. Consulte o site

TCF (Teste do Conhecimento do Francês)

O TCF é o exame de proficiência na língua francesa realizado pelo Ministério Francês da Educação Nacional. É destinado a todos que não sejam nativos do idioma e desejam avaliar seus conhecimentos no mesmo. Não é um diploma, e sim um atestado da língua francesa.

O TCF é aplicado pelo CIEP, que classifica os candidatos em 6 níveis, de acordo com o que foi definido pelo Conselho da Europa. Os níveis são:

– A1: elementar, de 100 a 199 pontos.
– A2: elementar avançado, de 200 a 229 pontos.

– B1: intermediário, de 300 a 399 pontos.
– B2: intermediário avançado, de 400 a 499 pontos.

– C1: superior, de 500 a 599 pontos.
– C2: superior avançado, de 600 a 699 pontos.

O TCF constitui-se em um instrumento ao serviço dos intercâmbios internacionais e da mobilidade profissional e tem validade: 2 anos.

TCF pour l’accès à la nationalité française
(TCF para obtenção da nacionalidade francesa)
Deve justificar o seu nível de francês num âmbito de uma exigência de obtenção da nacionalidade francesa.

TCF TP (Tout Public)
Se o candidato deseja prosseguir seus estudos universitários na França ou candidatar-se a uma pós-graduação, ele deve consultar o site da instituição de ensino de sua escolha para se informar a respeito da exigência linguística.

Compreensão oral: 25 min
Estrutura da língua: 20 min
Compreensão escrita: 45 min
Expressão oral: 15 min (prova facultativa)
Expressão escrita: 1h45 (prova facultativa)

Consulte o site

TCF Québec
Esse teste foi concebido especificamente para que têm o projeto de dar entrada num dossiê de imigração junto a um Bureau de Imigração do Québec.

TCF DAP (Demande d’Admission Préalable)
O procedimento DAP se destina exclusivamente aos candidatos que desejam realizar uma candidatura ao primeiro ou segundo ano de graduação em uma universidade francesa ou a qualquer nível em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura.

Compreensão oral: 25 min
Estrutura da língua: 20 min
Compreensão escrita: 45 min
Expressão escrita: 1h30

Consulte o site

Espanhol

O DELE é o único exame de proficiência da língua espanhola. É realizado pelo Instituto de Cervantes, em conjunto com o Ministério da Educação e Ciência da Espanha. É divido em 3 níveis – inicial, intermediário e avançado. O candidato é avaliado de acordo com a compreensão, a escrita e a fala do idioma, através de cinco provas. Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral..

Consulte o site oficial

Alemão

OnSet

O teste de nivelamento OnSET-Deutsch é exigido para diversos programas de intercâmbio acadêmico e importante para todas as pessoas que precisam de um nivelamento oficial dos seus conhecimentos de alemão. O teste abrange os níveis A2 a C1.

Consulte o site oficial

TestDaF

O TestDaF é um teste padronizado de proficiência em idioma alemão para não-nativos. Na escala de seis níveis de competência do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, ele engloba os níveis B2 a C1. O teste avalia os conhecimentos em Lesen (habilidade da leitura), Hören (habilidade da escuta), Schreiben (habilidade da escrita) e Sprechen (habilidade da fala).

Consulte o site oficial

Instituto Goethe

Zertifikat A1 é um exame de alemão para adultos. Ele comprova conhecimentos linguísticos básicos e corresponde ao primeiro nível da escala de seis níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

  • consegue se comunicar de forma simples, quando seus interlocutores falam devagar e de forma clara.
  • consegue compreender e utilizar expressões conhecidas, cotidianas e usuais e como frases simples (por ex. informações sobre sua pessoa e sua família, sobre compras, trabalho e os arredores próximos).
  • sabe se apresentar e apresentar outras pessoas e fazer perguntas simples às outras pessoas – por ex. onde moram, que pessoas conhecem e o que possuem.

Zertifikat A2 é um exame de alemão para adultos. Comprova conhecimentos linguísticos básicos e corresponde ao segundo nível (A2).

  • compreende e utiliza frases e expressões usuais do cotidiano.
  • pode fazer-se entender em situações simples e rotineiras envolvendo troca de informações sobre temas simples e familiares.
  • Consegue descrever com meios simples sua própria origem e formação, o ambiente em que vive e coisas relacionadas a necessidades imediatas.

Zertifikat B1 é um exame de alemão para jovens e adultos. Comprova a utilização autônoma da língua alemã e correspondente ao terceiro nível do QECR.

  • consegue compreender as informações principais se a linguagem utilizada for a linguagem padrão e se tratarem de coisas corriqueiras relacionadas a trabalho, escola, lazer, etc.
  • consegue se sair bem na maioria das situações de viagem a países de língua alemã.
  • pode se fazer entender de forma simples e concatenada sobre temas conhecidos e no âmbito de seus interesses pessoais.
  • consegue relatar experiências e acontecimentos, descrever sonhos, esperanças e objetivos e também dar pequenas justificativas ou esclarecimentos.

Zertifikat B2 é um exame de alemão para adultos. Comprova conhecimento linguístico avançado e corresponde ao quarto nível (B2).

  • consegue compreender o conteúdo principal de textos complexos sobre temas concretos e abstratos e também discussões técnicas em sua área profissional.
  • pode consegue se comunicar de forma tão espontânea e fluente, que uma conversa com um nativo transcorre sem grandes esforços para ambas as partes.
  • pode se expressar sobre um amplo espectro de temas de forma clara e detalhada, que pode esclarecer um ponto sobre questões atuais e apresentar as vantagens e desvantagens de diferentes opções.

Zertifikat C1 é um exame de alemão para adultos. Ele comprova um nível de conhecimento linguístico muito avançado e corresponde ao quinto nível do QECR.

  • consegue compreender um amplo espectro de textos mais longos e complexos e consegue compreender significados implícitos.
  • pode se expressar de forma espontânea sem precisar procurar muito pelas palavras.
  • sabe utilizar a língua em situações sociais, universitárias e profissionais de forma eficaz e flexível.
  • consegue se expressar de forma clara, estruturada e detalhada sobre fatos complexos.

Zertifikat C2: Großes Deutsches Sprachdiplom (GDS) é um exame de alemão para adultos. Ele comprova um nível muito avançado de conhecimento linguístico e corresponde ao mais alto nível (C2) da escala de seis níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

  • consegue compreender sem dificuldade praticamente tudo o que lê ou escuta.
  • consegue resumir informações de diferentes fontes escritas e orais e ainda apresentar explicações e motivos de forma coerente.
  • consegue se expressar de forma espontânea, muito fluente e precisa e consegue perceber nuances sutis de significado de fatos mais complexos.

Este certificado possibilita aos estudantes estrangeiros o acesso às faculdades e universidades alemãs e, em muitos lugares, é um comprovante linguístico para dar aulas de alemão.

Consulte o site oficial

Italiano

Celi (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana)

O certificado é dividido em seis níveis, sendo o A1 o mais baixo e C2 a proficiência. Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral.

Consulte o site oficial

CILS (Certificazione di italiano come lingua straniera)

O certificado é dividido em seis níveis, sendo o A1 o mais baixo e C2 a proficiência. Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral.

Consulte o site oficial

- Publicidade -

Você vai gostar também