Acessório ou assessório

Acessório ou assessório – Qual a forma correta?

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.

Acessório

Acessório tem sua origem na palavra em latim accessorius, devendo assim ser escrita com c. Pode ser um adjetivo ou um substantivo comum masculino e se refere a alguma coisa secundária, dispensável, que se junta a outra coisa principal para a melhorar. Significa ainda qualquer peça, objeto ou instrumento usado nalguma atividade com uma certa finalidade.

  • Vamos analisar este discurso e distinguir o que é essencial e o que é acessório.
  • Sua roupa está bonita mas está faltando um acessório.
  • Esta loja vende acessórios para carros e bicicletas.

Assessório

Assessório tem sua origem na palavra em latim assessorius, devendo assim ser escrita com ss. Assessório é um adjetivo e se refere ao que compete a um assessor, suas funções e atividades. É sinônimo de assessorial.

  • Eu faço trabalho assessório num escritório de advogados.
  • O serviço que esta secretária faz durante a semana é assessório.

As palavras acessório e assessório apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: acessório/assessório, acento/assento, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser,…

HR Idiomas