- Publicidade -

8 truques para aprender mais rápido um novo idioma

Dormir entre uma aula e outra, aprender frases e não apenas palavras e começar com a parte da língua que você mais precisa, estes são alguns truques para aprender mais rapidamente.

Técnicas de estudo e métodos de ensino de idiomas é o que não falta por aí. A verdade é que um não é melhor que o outro, cada pessoa deve escolher e empregar o que melhor se adapte a suas necessidades. Mas independente do idioma ou do objetivo, certo é que há uma série de truques que ajudam a aprender idiomas mais rapidamente. 

Dormir

O descanso é a chave para um bom aprendizado, principalmente na hora de reter informações a longo prazo. Está comprovado que dormir entre uma aula e outra é ótimo para a memória de longo prazo. Além do mais, um dos melhores horários para estudar línguas estrangeiras é antes de dormir. Se isso não for possível, que pelo menos as sessões de estudo tenham um intervalo de 12 horas, e que você tenha dormido dentro deste período.

Regularidade

A constância é fundamental para aprender idiomas. A ciência novamente vem a corroborar que a regularidade é outra chave para aprender idiomas de forma eficiente. E comprovou também que pessoas que não mantém regularidade no estudo estão mais propensas a abandonar. É melhor estudar por alguns minutos todos os dias que passar horas estudando durante o fim de semana.

Necessidade

Outra dica para acelerar a aprendizagem de um idioma é começar por aquilo que você de fato precisa aprender. Se não existe a possibilidade de escolher cursos específicos ou de modificar a programação de seu curso, uma boa opção é determinar o que é prioridade e fazer uma imersão por conta própria.

Quer dizer, se você está se preparando para estudar fora, comporte-se como se já estivesse por lá, busque frases, vocabulários e mesmo que em pensamento simule situações do cotidiano que certamente passará.

Escutar

Ficar em constante contato com os sons do idioma que está se aprendendo é outra boa opção para dominá-lo em menos tempo, já que assim realiza-se o aprendizado inconsciente, e de forma natural vamos acostumando com os sons do novo idioma.

Associação

Ainda que para falar um idioma não se façam necessárias tantas palavras como costuma-se pensar, certo é que aprendemos melhor e mais rapidamente quando fazemos associações e conexões entre termos, palavras, vocábulos e expressões, assim como entre imagens e sons. Assim, ao escutar o som ou ver a imagem, a palavra surgirá em sua mente de forma imediata.

Padrões

Para aprender um idioma rapidamente, é importante não focar em regras, mas sim repetir padrões. Isto é especialmente útil para a gramática ou ortografia. Um claro exemplo que acontece, por exemplo, com a terminação “ed” dos verbos em inglês no tempo passado. Se você tiver dificuldade de lembrar da regra, pode criar uma série padrão como: “rain-rained” e “learn-learned“, “plan-planned” e “rot-rotted“… compreendendo assim todas as particularidades.

Frases

Outro truque para aprender mais rápido um idioma é fazê-lo através de frases ao invés de palavras, já que estas nem sempre possuem significado quando pronunciadas sozinhas, adquirindo outros significados quando em frases. Um exemplo é “I ran round“, que indica que se corre sem rumo fixo. A esta expressão acrescenta-se “the park” para criar a frase “I ran around the park” para dizer que correu pelo parque.

Falar

E claro, para aprender mais rápido um idioma não há nada melhor que falar, falar e falar. O mais efetivo é conversar com pessoas reais, enquanto pratica-se outras atividades, como tomar um café ou passear na praia ou no parque.

- Publicidade -

Fonte Aprendemás
Artigos recomendados