Aprenda idiomas online - Valosas dicas para aprender idiomas

8 motivos para crianças e adolescentes aprenderem a falar alemão

7

Quando o assunto é línguas estrangeiras, é natural que a inglesa seja a primeira a vir à mente, especialmente quando se trata do ensino infantil e médio. E o motivo é simples: esse é o idioma mais utilizado no planeta. No entanto, é preciso dar atenção a outras culturas e línguas, que têm ganhado cada vez mais importância com os efeitos da globalização.

A Alemanha é o centro econômico europeu, o que enfatiza a importância de conhecer a língua alemã. Porém, preparamos esta lista com outros motivos para, desde cedo, conhecer e aprender este idioma, e ter  contato direto com a cultura alemã.

É um diferencial reconhecido

Devido às proporções, falar inglês tornou-se uma condição essencial. Já conhecer a língua alemã é um diferencial reconhecido e que certamente enriquece – e muito – um currículo. Uma divulgação feita pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha traz dados que evidenciam a questão: dominar o idioma é um grande diferencial para brasileiros!

Segundo a instituição, São Paulo é a cidade com o maior número de empresas de origem alemã do mundo. O levantamento aponta ainda que, no Brasil, o capital alemão representa aproximadamente 10% do PIB industrial do país – o que significa um leque enorme de possibilidades.

Garante melhorias cognitivas

Aprender outra língua é um processo que garante diversos benefícios – especialmente para crianças e jovens, que estão no início da jornada acadêmica. Além de gerar diversas oportunidades futuras, o período de aprendizagem de um idioma é importante para a melhora da memória e dos níveis de percepção, compreensão e concentração. O ensino do alemão para crianças e adolescentes é indispensável também nesse sentido.

Incentiva o estudo na Alemanha

Ter contato desde cedo com a língua e a cultura alemã é mais vantajoso do que parece. Isso porque o conhecimento adquirido, além de abrir inúmeras portas no mercado de trabalho, pode possibilitar o início de um grande – e importante – desafio: ingressar em uma universidade alemã, como a Ludwig Maximilian University of Munich, localizada em Munique – e que é considerada uma das melhores do mundo!

É a língua das grandes obras

Friedrich Nietzsche, Immanuel Kant, Arthur Schopenhauer e Theodor W. Adorno são alguns dos grandes filósofos e pensadores que influenciam diretamente no pensamento pós-moderno. E eles têm algo em comum: criaram suas obras baseadas no idioma alemão. Outro dado interessante sobre isso é que 20% dos livros editados em todo o mundo são em língua alemã.

Possibilita a construção de carreira no país

Pensar em um futuro para os filhos é, justamente, pensar em uma boa estrutura pessoal e profissional. E, para quem domina o idioma Alemão, oportunidades no país germânico devem, sim, serem consideradas. Isso porque os obstáculos para a obtenção de um emprego no país estão ainda menores.

Para pessoas com formação universitária reconhecida a partir de 1º de agosto de 2012, o acesso ao mercado de trabalho foi facilitado por meio do Blaue Karte EU (Cartão Azul da UE). No entanto, é importante saber que, para adquirir o cartão, é preciso provar que você tenha uma oferta de trabalho concreta, além de apresentar as respectivas provas de qualificação.

1 a cada 10 livros no mundo é publicado em alemão

O alemão não é apenas um idioma do passado. Como pesquisadores e estudiosos prolíficos, oradores alemães produzem quase 80 mil novos títulos de livros a cada ano.

Os únicos mercados linguísticos que produzem mais livros anualmente são as indústrias de publicação chinesas e inglesas. Em vários livros publicados, Munique é o segundo do mundo, perde apenas para Nova York. Uma vez que apenas uma pequena percentagem de livros alemães são traduzidos para outras línguas (por exemplo, cerca de 10% em coreano e chinês, pouco mais de 5% para o inglês), apenas um conhecimento de alemão lhe dará acesso a uma grande maioria desses títulos.

A Alemanha patrocina financeiramente mais de 60 mil bolsas internacionais por ano

Ao promover a inovação e apoiar a pesquisa na Alemanha, os alemães também reconhecem que a cooperação internacional e a experiência são essenciais para seu sucesso contínuo como líder mundial.

Somente no ano de 2011, o Serviço Alemão de Câmbio Acadêmico apoiou 67 mil estudiosos, cientistas, educadores e estudantes em períodos de pesquisa e estudo internacionais. 43% destes eram estrangeiros que receberam assistência financeira para participar de uma troca na Alemanha. Além disso, como estudantes alemães, estudantes estrangeiros diretamente matriculados em universidades alemãs não pagam taxas de matriculas.

O alemão não é tão difícil como você pensa

Se o português é sua língua e se você já conhece o inglês, então você já tem uma vantagem quando se trata de aprender alemão. Como o alemão moderno e o inglês moderno evoluíram da língua ancestral comum germânica, as duas línguas compartilham muitas semelhanças em termos de vocabulário e gramática.

Além disso, o alemão é escrito foneticamente. Uma vez que você aprende o sistema de sons, é fácil prever como a palavra fala será escrita e vice-versa.

- Publicidade -

Você vai gostar também

- Publicidade -

Não perca nossas novidades!

Assine nossa newsletter e receba novidades e dicas grátis em seu email.

Muito bem! Confirme seu email e você receberá dicas em primeira-mão! :)