- Publicidade -

10 motivos para aprender inglês

A maioria das pessoas no mundo ocidental aprende inglês em algum momento da vida, mas, se você é uma das pessoas que apenas passou por ele na escola ou nunca precisou de fato aprendê-lo, pode questionar o fato do inglês ser considerado um idioma tão importante.

Se você está se perguntando “Por que aprender inglês?”, aqui estão algumas das melhores razões para aprender inglês.

1. A língua inglesa é uma das línguas mais faladas do mundo

Por que o inglês é tão importante? Uma em cada cinco pessoas no mundo fala ou pelo menos entende inglês. A língua inglesa tem mais de 400 milhões de falantes nativos e é um dos idiomas oficiais ou principais de mais de 50 países. Apesar do chinês, espanhol, francês e até o russo e alemão terem muitos falantes nativos, e da importância dessas línguas ter aumentado nas últimas décadas, o denominador comum para que as pessoas se encontrem, se comuniquem e trabalhem em conjunto no mundo todo ainda é a língua inglesa.

2. A língua inglesa trará oportunidades para você

Outro motivo para aprender inglês é o aumento das suas chances de conseguir um bom emprego em uma empresa multinacional ou trabalhar no exterior. Sendo a língua dos negócios, é importante que funcionários falem inglês ao interagir com colegas em outros países e com clientes internacionais. Assim, falar inglês pode transformar a sua carreira, um ótimo motivo para que você comece a aprender agora!

3. A língua inglesa vai torná-lo mais atraente aos empregadores

Imagine só: na próxima vez que alguém tiver que fazer uma chamada para um cliente em inglês, você vai se voluntariar e impressionar a todos ao seu redor. Como já foi dito, um bom motivo para aprender inglês é sua carreira. Você se sentirá mais confortável falando inglês, mesmo com falantes nativos, e vai ganhar o respeito dos chefes.

Quer uma promoção ou até mesmo um novo emprego? Aqui vão algumas dicas:

  • Aprenda inglês
  • Faça “Testes de nível” (várias escolas e sites oferecem)
  • Obtenha um certificado oficial de proficiência
  • Adicione o certificado ao seu perfil do LinkedIn e à seção de idiomas do seu CV

Isso irá alertar seu chefe ou potenciais futuros empregadores para suas incríveis habilidades de inglês.

4. A língua inglesa abre as portas das melhores universidades do mundo

Onde você quer estudar? Já pensou em se candidatar a Harvard, Yale, Princeton ou Stanford? Ou uma das prestigiadas universidades inglesas Cambridge ou Oxford? Mesmo se você não estiver interessado em estudar em uma dessas universidades, já que o inglês é uma língua falada em tantos países, há outras milhares de escolas no mundo todo que oferecem programas em inglês. Se você fala inglês, existem muitas oportunidades para você.

5. O inglês é a língua de alguns dos maiores clássicos da literatura mundial

Você sempre quis ler os grandes autores ingleses em sua língua original? Aprenda inglês agora e dê bom uso às suas novas habilidades linguísticas por meio da leitura dos clássicos modernos: a série Harry Potter, de J.K. Rowling, um livro de Stephen King ou o mais recente thriller de Lee Child. Já que as suas habilidades no inglês vão evoluindo a cada livro lido, logo você estará pronto para ler os velhos mestres como Charles Dickens, Jane Austen ou Henry James em inglês. Comece a aprender inglês agora e logo você entenderá tudo!

6. A língua inglesa te ajuda a entender mais da cultura mundial

Já se pegou cantarolando uma melodia cativante, mas percebeu que por não saber a letra, não conseguia cantar junto? Ou pior, alguém já te viu inventando a letra na hora?

Você já procurou a letra de uma música e percebeu que ficou cantando as palavras erradas por meses ou anos? Já teve que esperar sair a tradução de um livro novo do seu autor preferido ou ficou irritado com a dublagem de seu programa de TV favorito?

Esse é um excelente motivo para aprender inglês! Você será capaz de ler o trabalho do seu autor preferido em sua língua original, assistir a filmes e programas de TV em inglês sem legendas e cantar sua música favorita.

7. A gramática da língua inglesa é realmente muito simples – acredite

Enquanto o vocabulário e a pronúncia podem às vezes ser um pouco difíceis de aprender, a gramática é muito mais fácil do que a de outras línguas. Existem apenas dois gêneros, apenas um tipo de artigo definido e indefinido e os casos não têm importância… é extremamente fácil conseguir bons conhecimentos práticos de inglês e, depois, é só uma questão de aumentar o seu vocabulário e melhorar a sua pronúncia.

8. A língua inglesa abre um mundo de conhecimento

Isso é um pouco óbvio: a maior parte do conteúdo disponível na Internet é em inglês. Muitos sites são criados em inglês e traduzidos para outros idiomas; porém, muitas empresas não recorrem às traduções porque muitas pessoas já falam inglês. Saber inglês permitirá que você acesse informações que, caso contrário, poderiam não estar disponíveis para você!

9. A língua inglesa melhora sua memória e mantém seu cérebro ativo

Uma outra razão para aprender inglês, talvez inesperada, é uma boa memória! Há evidências que sugerem que ser bilíngue, e até mesmo o simples fato de estudar outra língua, podem proteger seu cérebro à medida que você envelhece.

Alguns tipos de deficiências cerebrais são diagnosticados até cinco anos mais tarde em pessoas que falam mais de uma língua em comparação com pessoas monolíngues.

10. É possível aprender inglês com apenas dez minutos por dia

Essa é uma ótima razão para aprender inglês. Muitos estudos sugerem que, em vez de sentar-se em uma sala de aula de um curso de idiomas por duas horas por semana, é mais eficaz estudar um pouco de cada vez, mas regularmente.

Baixe o aplicativo do duolingo (por exemplo) e você poderá aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, sempre que você tiver alguns minutos de sobra. Não é necessário buscar mais razões para aprender inglês, estude por 10 minutos todos os dias e você será fluente em menos tempo que imagina.

Como você pode ver, há muito mais razões para aprender inglês do que você efetivamente precisa; pois então, não perca mais tempo e comece hoje mesmo!

- Publicidade -

Artigos recomendados