Aprender italiano está na moda. A facilidade para aprender esse idioma faz com que profissionais de diversas áreas, artistas e viajantes decidam ir para as salas de aula.

Cada vez mais pessoas apostam em aprender italiano, o idioma oficial da Itália, San Marino e Suíça; uma língua falada por mais de 70 milhões de pessoas no mundo.

O tempo para aprender italiano é relativamente curto para lusófonos por se tratar de uma língua parecida em muitos aspectos ao português. Em menos de dois meses se pode falar de forma básica, especialmente quando se realiza um curso intensivo ou se viver um período de imersão em alguma região italiana.

As pessoas que desejam dominar o italiano costumam ter perfis muito específicos. Profissionais que querem estabelecer laços comerciais com a Itália, pessoas interessadas nas áreas de turismo, cultura, educação, moda, arte ou história. As pessoas ligadas a estas áreas vêem na língua italiana um grande potencial para melhorarem seus currículos, áreas negócios ou mudarem de vida.

Entre as pessoas que buscam aprender o italiano estão também aqueles que pretendem viajar para a Itália, para estudar, trabalhar ou morar. E também não podemos deixar de citar os apaixonados que ao conhecerem um italiano ou uma italiana, buscam surpreender seu par falando sua língua materna.

Quanto aos Exames de Língua Italiana, existem três diplomas e certificados oficiais: o CELI-CIC (Certificato di Conosceza della Lingua Italiana), com cinco níveis; o CILS (Certificado de Italiano como Segundo Idioma) com seis níveis que equivalem aos certificados internacionais; e o IT (Certificado Elemental de la Lengua Italiana) que oferece títulos de nível B1 e C2 europeu.

E você, o que acha disso tudo? Qual o seu motivo para estudar italiano?