O Skype começou a disponibilizar a ferramenta de tradução simultânea Skype Translator em 2014. Desde então, a empresa tem liberado cada vez mais línguas e recursos. O mais novo permite traduzir chamadas feitas para números fixos e móveis.

A nova funcionalidade ainda está em fase de testes, então não é tão fácil tê-la em seu computador. Para começar, você vai precisar estar inscrito no programa Windows Insider, a última versão de testes do Skype (chamada Skype Preview) e ter créditos para fazer chamadas pelo programa.

O funcionamento é relativamente simples. Ao fazer uma ligação pelo Skype, você deve ativar a opção. Na sequência, é necessário colocar seu idioma e o da pessoa para a qual você vai ligar. Quem atender a chamada ouvirá uma mensagem dizendo que a ligação será gravada e traduzida pelo Skype Translator.

O Skype Translator é uma ferramenta que usa machine learning para tentar prover tradução simultânea durante uma conversa. Por enquanto, ele está disponível em inglês, espanhol, francês, alemão, mandarim, italiano, português brasileiro, árabe e russo (tá bom não é?).

Em tempo, o Skype Translator está disponível em português desde o fim do ano passado. Caso você queira testar o recurso de tradução simultânea em uma chamada para outro contato da plataforma, basta ter a última versão do Skype para Windows instalada.

Fonte: Skype Blog via The Verge