Pesquisa do Booking.com lista perguntas que viajantes queriam falar em outros idioma.

Durante a viagem, você quer publicar aquela foto em frente ao cartão-postal ou avisar a família que está tudo bem, mas não domina o idioma local nem sabe a senha do wi-fi. Calma, Você não está sozinho. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site de reservas online Booking.com, “qual é a senha do wi-fi” é a frase que 58% dos viajantes brasileiros gostaria de saber falar em outras línguas.

A sentença é a mais popular entre as opções apresentadas aos brasileiros que participaram da pesquisa, realizada de 27 de abril a 15 de maio, com 18.496 pessoas de 25 países. O trabalho mostra que o horário do café da manhã, a melhor forma de se chegar ao centro da cidade e onde provar a melhor comida são outros interesses bastante frequentes entre os passageiros. Mais até que a localização do banheiro mais próximo. Abaixo, as dez frases que os brasileiros mais gostariam de falar em outro idioma:

1 – “Qual é a senha do wi-fi?” (58%)

2 – “A que horas é o café da manhã?” (51%)

3 – “Qual é o melhor jeito para chegar à cidade/ao centro da cidade?” (48%)

4 – “Onde posso provar a melhor comida?” (45%)

5 – “Onde é o banheiro?” (20%)

6 – “Preciso de café” (19%)

7 – “Me leve para algum lugar legal” (19%)

8 – “Posso fazer check-in antecipado?” (17%)

9 – “Onde é a farmácia mais próxima?” (14%)

10 – “O frigobar é cortesia?” (13%)

As dúvidas dos brasileiros não são tão diferentes do apresentado no resultado geral da pesquisa, que coloca “Qual é o melhor jeito para chegar à cidade/ao centro da cidade?” em primeiro, com 46%, e “Qual é a senha do wi-fi?” (43%), em segundo.

Algumas diferenças, no entanto, chamam a atenção. Onze por cento dos entrevistados no mundo todo se interessaram em saber dizer que não conseguem lembrar o número do quarto. Essa preocupação, ao que parece, não é dos brasileiros, mais interessados em saber se o conteúdo do frigobar está incluído na diária.

Abaixo, a lista completa:

1 – “Qual é o melhor jeito para chegar à cidade/ao centro da cidade?” (46%)

2 – “Qual é a senha do Wi-Fi?” (43%)

3 – “A que horas é o café da manhã?” (41%)

4 – “Onde posso provar a melhor comida?” (40%)

5 – “Onde é o banheiro?” (25%)

6 – “Me leve para algum lugar legal” (22%)

7 – “Preciso de café” (21%)

8 – “Não consigo lembrar o número do meu quarto” (11%)

9 – “Posso fazer check-in antecipado?” (11%)

10 – “Onde é a farmácia mais próxima?” (10%)

Ah, sim: “Qual é a senha do wi-fi?” em inglês é “What’s the wi-fi password?”; em espanhol é “Cual es la contraseña del wifi?”, em francês, “Que est le mot de passe du wi-fi?”; em italiano, “Qual è la password del wifi”; e em alemão, “Was ist das WLAN-Password?”.

Publicado em O Globo