Albanês

De acordo com os etnologistas e estudiosos da linguística, arqueologia e antropologia, o povo albanês é a raça mais antiga do Sudeste da Europa, descendente dos antigos ilírios, um povo quase contemporâneo dos lusitanos (aprox. séc. IV a. C.). A língua albanesa é um idioma único, distinto do falado nos países da península Balcânica, com acréscimos de palavras do grego antigo, do latim, alguma admissão do turco, do eslavo, do italiano e palavras célticas esparsas.

No respeitante à origem da palavra “Albânia“, pronunciada na sua língua como “Shqipëria“, acredita-se que ela seja derivada de “shqipe” ou “águia”, a qual terá evoluído para “shqipria”, que quer dizer “a terra da águia”.

Em 28 de novembro de 1912, em Vlora, a Albânia, que apesar da governação do império otomano conservou intacta a identidade da sua nacionalidade, declarou a independência, que era uma premissa política fundamental para a organização da vida social e para um mais rápido desenvolvimento do país.

[Leia mais sobre a Albânia em “Um olhar sobre a Albânia”]

Principais razões para aprender a Língua Albanesa

Impressionar as pessoas

Saber albanês implica educação, bom gosto e refinamento e sem dúvida lhe fará destacar-se entre a multidão. Se você acaba de conhecer alguém que fala albanês, você pode lhe dar uma boa impressão ao aprender albanês.

Conhecer novas pessoas

Aprender albanês incrementará o número de pessoas no mundo a que podes conhecer. Muitas pessoas que tem aprendido albanês conheceram seus parceiros por isso.

Viajar num país onde se fale albanês

Aprender albanês lhe proporcionará uma ideia da forma de vida das pessoas em países onde se fala albanês. Com um pouco de albanês, você não tem que ser o turista ingênuo com um livro de frases na mão

Sua família fala albanês

Se seus familiares falam albanês, aprender albanês lhe ajudará a comunicar-se com eles. Se tems familiares que falam albanês, também lhe dará uma melhor compreensão de sua cultura e sua forma de pensar.

Viajar num país onde se fale albanês

Com um pouco de albanês, você não tem que ser o turista ingênuo com um livro de frases na mão. Aprender albanês lhe proporcionará uma ideia da forma de vida das pessoas em países onde se fala albanês.

Universidade

O domínio do albanês melhorará suas possibilidades de ser aceito na universidade. Em alguns campos de estudo, as universidades requerem conhecimento em albanês.

Carreira

Se seu trabalho implica o contato com pessoas que falam albanês, poder falar albanês lhe ajudará a comunicar-se com eles. Aprender albanês lhe permitirá comunicar-se melhor com empregados ou companheiros de trabalho que falam albanês.

Desenvolvimento pessoal

Estudar albanês pode melhorar sua memória e retardar a perda de memória relacionada com a idade. O bilingüismo melhora a capacidade mental, tanto em jovens como em adultos.

Conheça mais sobre a Albânia e tenha mais informações