Por que o “hambúrguer” tem esse nome?

166

À primeira vista, parece que a palavra hambúrguer é uma combinação das palavras “ham” e “burger“. Portanto, você naturalmente presume que um “burguer” que contém “ham” (presunto). Essa massa redonda e fina feita com carne moída, misturada com cebola, ovos etc. e frita, já era uma comida comum na região báltica séculos atrás.

Mas na verdade a palavra tem suas raízes na cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde as pessoas costumavam comer algo similar chamado “Hamburg steak”. Eventualmente o “hamburg steak” chegou aos Estados Unidos, e lá seu nome foi encurtado para “hamburguer”.

A idéia de comer assim foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo, na Alemanha, onde foi também chamada de beefburger ou, simplesmente, burger, para evitar a confusão com o nome ham, que, em inglês, é “presunto”, ou “pernil”.

Hoje em dia, existem inúmeras variedades com ingredientes diferentes. Por exemplo: cheeseburger, chickenburger,vegeburger. Normalmente o burger é servido em um pão redondo chamado em inglês de bun.

Observação: Atenção à grafia da palavra inglesa: “HAMBURGER”, sem a letra “U” depois do “G”. Trata-se de erro ortográfico bastante comum causado provavelmente pela influência da forma abrasileirada “hambúrguer”.

Mais História sobre Hamburguer

- Publicidade -

- Publicidade -

Não perca nossas novidades!

Assine nossa newsletter e receba novidades e dicas grátis em seu email.

Muito bem! Confirme seu email e você receberá dicas em primeira-mão! :)