- Publicidade -

Origem da palavra “Tabaco”

Tabaco

Existem duas hipóteses para a origem da palavra “Tabaco“: Uma diz que teria se originado do Árabe tabbaq (تبغ) através do Castelhano tabaco e do Italiano tabacco, que já eram usados no século IX como nome de várias plantas. Acredita-se que a palavra “tabaco” venha do nome da ilha de Tobago ou da região de Tabasco, no México, alguns dos lugares onde a planta foi primeiramente encontrada; enquanto que “cigarro” deriva da palavra maia que nomeava o objeto, “sik´ar”, que significa “fumar”. A palavra “fumo” originou-se do termo latino fumu.

Outra teoria, é que teria se originado do taino tabaco, que designava o tubo em forma de “y” com que estes índios fumavam a erva, o rolo de folhas de tabaco ou o cachimbo usado para fumá-las. A planta (Nicotiana tabacum) foi fumada pela primeira vez pelos índios americanos, que enrolavam suas folhas secas em folhas de palmeira ou de milho.

O seu nome científico, Nicotiana, foi dado em homenagem ao embaixador francês em Portugal, Jean Nicot, o introdutor da planta na França.

- Publicidade -

Artigos recomendados