A origem da palavra sandwich (sanduíche) está na Inglaterra do século 18. Na Inglaterra, século XVII, vivia um lorde chamado inglês Fourth Earl of Sandwich, primeiro lorde do almirantado, ou simplesmente John Edward Montagu (viveu de 1718- 1792), conde de sanduwich. 

Sandwich é o nome de um distrito na municipalidade de Kent. John Montagu, the Earl of Sandwich (Conde de Sandwich), era de tal maneira viciado no jogo de cartas, que para não ter que interromper o jogo durante as refeições, ele pedia que lhe servissem fatias de carne entre pedaços de pão torrado. Daí surgiu o sanduíche que todos nós comemos hoje nesse mundo em que ninguém mais tem tempo para preparar uma boa refeição

Naquela época, nenhum homem público teve reputação de ser mais amargo e, ao mesmo tempo, mais amado por seus subordinados no almirantado. O sujeito adorava jogar cartas e costumava varar as noites jogando baralho com os amigos. Conta a história, que certa noite, enquanto participava de mais uma de suas rodadas de carteado, pediu a um de seus criados que preparasse uma coisa “simples e rápida”. Ele não queria abandonar seu passatempo preferido.

Para poder matar a fome durante as madrugadas, o conde de Sandwich pedia a seus empregados que deixassem preparados pães cortados e recheados de queijo, manteiga, salame e presunto. Era super prático pois o lorde podia continuar jogando enquanto enchia a pança.

A partir do século 19 começou a se popularizar a ideia de almoços rápidos para trabalhadores das cidades grandes, por causa da revolução industrial. Daí então eles ganharam ainda mais espaço nos cardápios das lanchonetes no mundo todo…