Pimenta
Pimenta

Origem da palavra “Pimenta”

Pimenta possui sua origem no latim, mais precisamente na palavra pigmentum – plural pigmenta – que significa pigmento. A palavra pigmentum, por sua vez, origina-se da raiz do verbo pingere, que significa “pintar”. Portanto, a palavra pigmentum era utilizada para definir componentes ou substâncias com propriedades corantes. Posteriormente a palavra foi designada às especiarias e temperos que eram aplicados na coloração e decoração de comidas e bebidas.

A pimenta-do-reino foi a especiaria batizada inicialmente com essa nomenclatura em português. Após a chegada de Colombo à América, levou-se um bom tempo para descobrir que a substância responsável pela ardência nos pratos locais (principalmente os caribenhos) era proveniente dos frutos de plantas do gênero Capsicume não da tão conhecida pimenta-do-reino. Como a associação da ardência já estava dominantemente associada a palavra “pimenta”, os frutos do gênero Capsicum também mantiveram esse nome.

Outros termos também foram adotados e tornaram-se mundialmente famosos na definição dos frutos da espécie Capsicum. Um dos mais conhecidos é Chili: a palavra origina-se da palavra cilli, do dialeto Nahuatl. Vestígios mostram que esse dialeto já era utilizado desde o século 7 D.C, pelo povo Asteca. Atualmente esse dialeto ainda é utilizado por muitos habitantes da região central do México.

HR Idiomas