Ginástica do Grego gymnazein, “treinar, exercitar-se”, literalmente “exercitar-se nu”, de gymnos, “nu”, já que era neste estado que os atletas gregos competiam.

Quem decide malhar numa academia de ginástica sabe que vai ter, entre outras coisas, que gastar uma boa grana com equipamentos e roupas especiais. Os gregos achariam isso um desperdício total de dinheiro, porque a palavra gymnos queria dizer, pura e simplesmente, “nu”. E gymnazo, de onde derivou “ginástica”, era “treinar pelado”.

O termo ginástica originou-se do grego gymnadzein, que tem por tradução aproximada “treinar” e, em sentido literal, significa “exercitar-se nu”, a forma como os gregos praticavam os exercícios. Seu sentido advém da ideia primeira, que é a prática milenar de exercícios físicos metódicos, ao contrário da ginástica surgida como modalidade desportiva.

A denominação ginástica, foi ainda inicialmente utilizada como referência aos variados tipos de atividade física sistematizados, cujos fins variavam de atividades para a sobrevivência, como na pré-história, aos jogos, ou à preparação militar, para o atletismo e as lutas.

Origem

A Ginástica deu-se origem em 1881 com a denominação de Federação Européia de Ginástica.

Em 1953, realizou-se o Festival Internacional de Ginástica que acontecia na Suécia, organizado pelo belgaNicolas J. Cuperus, que demonstrava mais interesse pelos festivais de ginástica, do que pelas competições. Após este festival, vários representantes de diferentes países da faixa central da Europa, começaram a pressionar mais intensamente a FIG (Federação Internacional de Ginástica) a fim de que essa instituição voltasse a olhar com mais dedicação para a ginástica fora do âmbito competitivo. Em conseqüência desta pressão em 1979 foi criado um Comissão de Trabalho de Ginástica Geral e , cinco anos mais tarde , foi oficializado o Comitê Técnico de GG- atualmente chamada de Ginástica Para Todos – da FIG com a finalidade de uma modalidade não competitiva.

Um evento tradicional da FIG,área da Ginástica para Todos foi realizado para divulgar a ginástica em outros países. Neste evento as manifestações apresentadas são relacionadas com a esfera da ginástica orientada para lazer e engloba programas de atividades no campo da ginástica ( com e sem aparelhos), dança e jogos, conforme as preferências nacionais e culturais.

Leia mais sobre Ginástica no Wikipedia