Origem da palavra “coragem”

198

Coragem do latim coraticum, do francês corag tem sua origem na palavra cor (coração) do latim vulgar, que derivou em coraticum e significou ao longo dos séculos ira, luxúria e, mais recentemente, coragem, basicamente agir de forma impensada, por ímpeto, guiado não pela razão, mas pelo coração. Coraticum é literalmente, ação do coração, isto porque acreditava-se que era neste órgão que a coragem se alocava.

É a capacidade (muitas vezes tida como virtude) de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste. O contrário da coragem é tida normalmente como covardia. Em épocas remotas, este órgão era considerado a sede da coragem, além da inteligência. Daí o apelido do Ricardo Coração de Leão.

Ricardo I (Oxford, 8 de setembro de 1157 – Châlus, 6 de abril de 1199), também conhecido como Ricardo Coração de Leão por sua grande reputação como guerreiro e líder militar, foi o Rei da Inglaterra de 6 de julho de 1189 até sua morte.

Conheça agora a origem de outras palavras relacionadas:

Bravura – do Italiano bravo, “atrevido, audacioso, bravo”, possivelmente do latim bravus, “vilão, criminoso”, de pravus, “depravado, desonesto”.

Audácia – do latim audacia, “coragem, atrevimento”, do latim audax, “atrevido, bravo”, de audere, “atrever-se, empreender”.

Ousadia – de audere “atrever-se, empreender” que se transformou, no latim vulgar, em ausere, que nos deu esta palavra.

Arrojo – vem do latim rotulare, “atirar um objeto rodando, girando”, de rota, “roda”.

Heroísmo – do grego hero, “semideus”, significando originalmente “defensor, protetor”, de uma base Indo-Européia ser-, “proteger, vigiar”, que se manifesta também em “servo” e “serviço”.

- Publicidade -

Você vai gostar também

- Publicidade -

Não perca nossas novidades!

Assine nossa newsletter e receba novidades e dicas grátis em seu email.

Muito bem! Confirme seu email e você receberá dicas em primeira-mão! :)