Aprenda idiomas online - Valosas dicas para aprender idiomas

Origem da palavra “Camelo” e “Camelô”

10

Camelo do grego kámelos, pelo latim camelus, do hebraico ou fenício gamal, o nome do bicho, talvez relativo ao árabe jamala, “suportar, carregar”

Designando o curioso animal ruminante, utilizado para montaria e carga em longas travessias no deserto, por ser capaz de passar até oito dias sem beber água. O camelo é um mamífero roedor que habita as regiões desérticas de África, Arábia e Ásia Central.

Existem duas espécies de camelos: o dromedário ou camelo árabe, que tem uma só bossa, e o bactriano, mais comum na Ásia Central, que possui duas. Durante muito tempo pensava-se que as bossas continham água, necessária às grandes travessias do deserto. Mas o que acontece é que os camelos, sempre que podem, comem em grandes quantidades, sobretudo alimentos ricos em líquidos como os cactos ou outros vegetais, de forma a criar reservas de gordura. Essa gordura é armazenada nas bossas e utilizada sempre que o animal não pode comer ou beber. Por isso ele é capaz de andar mais de 100 km num só dia sem se alimentar.

Ainda mais curiosa é a iguaria culinária em que o animal é servido num prato especial de alguns beduínos por ocasião das bodas: camelo assado, recheado de cordeiros assados, por sua vez repletos de frangos ao forno, dentro dos quais são postos peixes assados, nos ventres dos quais estão ovos cozidos e duros, sem recheio.

Vendedores ambulantes

Camelô do francês camelot, “vendedor ambulante” do árabe hamlat, “tecido de lã”, metaforicamente designando “material grosseiro e barato”.

No português também existe camelódromo, que vem da mania de colocar o sufixo -dromo para caracterizar um conjunto, reunião ou ajuntamento. Vem do grego dromos, “corrida” e se aplica corretamente em palavras como hipódromo, “lugar onde correm cavalos”.

Camelódromo estaria bem usada se se referisse a um lugar onde camelos correm; mas o uso atual se refere a uma praça de comércio barato, onde trabalham camelôs. E como você já sabe, esta palavra nada tem a ver com o animal do deserto.

- Publicidade -

Você vai gostar também

- Publicidade -

Não perca nossas novidades!

Assine nossa newsletter e receba novidades e dicas grátis em seu email.

Muito bem! Confirme seu email e você receberá dicas em primeira-mão! :)