Abolicionista é uma adaptação do Inglês abolitionist, partidário do movimento que defendia a abolição da escravatura. Abolitionist chegou à língua inglesa em fins do século XVIII e abolitionism em 1808. Frei Domingos Vieira registra abolicionista e abolicionismo no Grande diccionario portuguez ou Thesouro da lingua portugueza (5 vols.), publicados em 1871 e 1874, na cidade do Porto. Abolição, do latim abolitione, declinação de abolitio, já estava no português em 1649 e foi acolhido no Dicionário da língua portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa, publicado em 1793.

Castro Alves, o poeta dos escravos, apoiou as lutas abolicionistas com os inflamados versos de “Vozes d’África” e “O navio negreiro”.

Abolição

Abolição vem do latim  abolitio, abolitionis, que significa:supressão, anistia, remissão, perdão; é a ação de abolir ou eliminar (leis, direitos, tradições, prática, costume etc.). No que concerne à história do Brasil, temos o famoso caso da Abolição da Escravatura, a chamada Lei Áurea, que se deu no dia 13 de maio de 1888, com a qual se extinguiu oficialmente a escravidão em nosso país. Na antiga Roma, a abolição era parte da jurisprudência, com a qual se anulava os efeitos de um procedimento executado, porém, diferente da anistia, em que, por uma ação legal, removia-se permanentemente uma acusação.

Definição nos Dicionários

Anulação; completa extinção de alguma coisa: a abolição da escravatura no Brasil ocorreu no dia 13 de maio de 1888.