Origem da palavra “Abdicar”

145

Abdicar do latim abdicare, recusar, deixar, cujo étimo está também em dicere e dicare, dizer, radicadas na raiz deik-/dik, presentes ainda no osco e no úmbrio, línguas que precederam o latim na Itália.

Ainda há diversas monarquias no mundo, regime em que a sucessão só se dá por morte do soberano, que é sucedido por gente da própria família que esteja na linha de sucessão.

A palavra abdicare é formada do prefixo ab- (separação, privação), mais o verbo dicare (consagrar, destinar a algo), palavra que originou “dedicar”. Tanto o verbo dicare como o verbo dicere (dizer) vem da raíz indo-europeia deik, que significa “indicar” e nos deu também a palavra “dedo”.

Significados de Abdicar: Desistir por si próprio; renunciar seguindo sua própria vontade (a um poder soberano); renunciar: o papa abdicou do seu papado; a rainha abdicou o trono; o rei abdicou em seu primo a coroa de Portugal; sem esperanças, a rainha abdicou.

Deixar de possuir, de participar ou de usufruir de alguma coisa por vontade própria; privar, ceder ou renunciar: o diretor abdicou da escola; abdicou-se dos benefícios.

- Publicidade -

Artigos recomendados