Localizado no primeiro arrondissement (distrito) de Paris, o Louvre fica às margens do Rio Sena e é um ponto de referencia tanto para Parisienses como visitantes internacionais, já que fica onde era o antigo Palais des Tuileries.

Museu do Louvre é famoso mundialmente e um símbolo da forte cultura francesa, que dá alto valor às artes. O museu é considerado um dos maiores e também é o mais visitado de todo o mundo, com uma media de 15 mil visitantes por dia.

Museu do Louvre é tão extenso que demoraria semanas para se ver toda a coleção que ele expõe. São mais de 380 mil objetos e apresenta 35 mil objetos divididos em 8 áreas: Antiguidades Egípcias, Antiguidades do Oriente Próximo, Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas; Arte Islâmica; Escultura; Artes Decorativas; Pinturas; e finalmente Gravuras e Desenhos. Se contarmos todos os objetos o Louvre cobre mais de 8 mil anos de história da humanidade.

Nele estão inúmeras obras primas de pintores, escultores, e artistas importantes de todas as épocas incluindo trabalhos de Ticiano, Rembrandt, Michelangelo e Goya. O Louvre abriga obras de importante impacto como a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia e é claro, não podemos esquecer da pintura mais famosa dentro do Louvre: a Gioconda, mas talvez você a conheça pelo nome de Mona Lisa